Menu
Logo do site
Logo do site
07.08.24

Aulas de botânica e organicismo no bosque ampliam conhecimento, desenvolvem talento e implicam jovens com preservação ambiental

Atividades com estudantes do Vieira foram realizadas a partir de flores e folhas encontradas em espaço verde do colégio

Aulas de botânica e organicismo no bosque ampliam conhecimento, desenvolvem talento e implicam jovens com preservação ambiental

Mais do que um local para contemplação das espécies preservadas da Mata Atlântica, o Bosque do Colégio Antônio Vieira é também um verdadeiro espaço de aprendizagem a céu aberto. Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, por exemplo, puderam explorar o local, no último mês de julho, como parte das aulas integradas de Biologia, Arte e Laboratório.

Profa. Joelma com alunos no bosque

Botânica e organicismo nas artes visuais foram os temas trabalhados de forma complementar, permitindo que os estudantes construíssem novos conhecimentos de forma prática, com atividades no bosque e, depois, no laboratório. Em arte, os estudantes puderam desenvolver e reconhecer as expressões artísticas do organicismo, que é um conceito que se refere à inspiração na natureza para a criação de obras de arte e design.

“Eles criaram composições visuais artísticas feitas com folhas e flores caídas no chão, além de pedras, resíduos, materiais orgânicos em geral. Em seguida, fotografaram e postaram em padlet seus trabalhos digitais, já usando, desde a etapa no bosque, as aprendizagens sobre os gêneros do organicismo nas artes visuais: Land Art, Povera, Stones ART, Rocking balancing, fractais, biométrica…”, explicou a professora de Arte, Joelma Serra.

CLASSIFICAÇÃO FOLIAR

Aula de campo do professor Luis

Em um segundo momento, os estudantes, acompanhados pelo professor de Biologia, Luis Gois, voltaram ao bosque para observar e classificar as folhas nas plantas. “Nesta etapa, os alunos fizeram uma observação das folhas, aplicando o sistema técnico sistema de classificação foliar usado na Biologia. A partir disso, eles conseguem ter uma maior caracterização da espécie, e a ideia de ter aulas assim é para poder aproximar o aluno do conhecimento, despertar o interesse, a curiosidade e se dar conta de que existe uma complexidade biológica naquilo que a gente está observando, criando aqui, em particular uma relação de cuidado mais íntima com o bosque e de, forma mais ampla, consolidando as aprendizagens sobre a Biologia e a importância da preservação ambiental”, declarou o professor. 

Priscila gostou da proposta

A aluna Priscila Maria Rezende, 1º D, gostou das aulas integradas. “Achei uma experiência bastante produtiva porque a gente realmente consegue colocar a mão na massa e pesquisar mais sobre o conhecimento das folhas e das plantas, avançando mais nesse conteúdo, já que a gente tem a oportunidade de vir aqui para o Bosque do Vieira e poder ver como é que são as plantas, tirar foto delas e conseguir fazer uma pesquisa mais consistente”, disse.

BOTÂNICA NO ENEM

Do bosque, os estudantes ainda tiveram um terceiro momento, desta vez no laboratório, usando os materiais recolhidos na aula de arte para consolidar conhecimentos de botânica, utilizando instrumentos, como lupas e microscópios, para ampliar o nível da observação de 40 a 100 vezes. As atividades também foram desenvolvidas com os professores Osman Barbosa e Cynthia Marques, de Biologia e Ciências.

Professores Osman e Luis no laboratório

“As questões ambientais são um tema cada vez mais em pauta no mundo e o Brasil está no foco dessas discussões, daí porque os conhecimentos sobre botânica, ecossistemas, biomas, entre outros, estão sendo cada vez mais exploradores no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, e são importantes nesse processo de preparação dos estudantes. Mas, quando essa preparação não é apenas teórica, ela permite, de fato, a consolidação do conhecimento e, mais do que isso, implica os jovens, verdadeiramente, com a preservação ambiental e o futuro das novas gerações”, concluiu o professor Osman Barbosa. Veja o vídeo!

Confira agora mais fotos da atividade!

Imagens: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo