Celebrações e homenagens marcam Dia de Santo Inácio de Loyola no Vieira
A celebração do Dia de Santo Inácio de Loyola (31/07) foi muito especial para toda comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira.
A celebração do Dia de Santo Inácio de Loyola (31/07) foi muito especial para toda comunidade educativa do Colégio Antônio Vieira. Professores, funcionários, alunos e familiares participaram da programação, iniciada às 6h30, com uma missa na capela Menino Jesus, no Vieirinha. As atividades aconteceram por toda manhã, pela tarde e foram encerradas com uma missa festiva à noite, seguida de uma grande confraternização que contou o a apresentação do grupo musical Ricardo Marques e Quarteto.
“Ao longo da semana fizemos memória da vida de Santo Inácio de Loyola, que dá razão e sentido a existência desta escola. Sem ele, essa história não teria acontecido. Não estaríamos aqui neste espaço educativo. É um dia de profunda alegria e de reflexão sobre as nossas origens. É importante lembrarmos da vida de Santo Inácio com profunda gratidão a Deus pelo legado espiritual e pedagógico que ele nos deixou”, ressaltou diretora geral do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Mariângela Risério.
Os estudantes do Vieirinha participaram ativamente da celebração, realizada às 7h30 e às 13h30, no Ginásio de Esportes. O aluno Luis André Cavalcante, do 5º ano EF, foi escolhido para representar Santo Inácio de Loyola na apresentação teatral e se mostrou feliz com a experiência. “Foi ótimo. Eu nem sabia que ia ser escolhido para esse papel tão importante. Fiquei muito feliz”, disse ele.
Muitos familiares fizeram questão de prestigiar esse momento de gratidão e alegria pela vida de Santo Inácio de Loyola ao lado de seus filhos. O pai Fábio Burgos parabenizou o Vieira por tornar as crianças protagonistas em um momento tão singelo. “Essa atitude do Colégio de fazer com que as crianças participem é muito importante. Fazer com que eles se conscientizem dos valores religiosos proporcionará uma diferença muito grande no futuro”, ressaltou.
A data também marca mais uma ação em prol da campanha ‘Com Santo Inácio pelo Haiti’, que homenageia o patrono através da mobilização de instituições jesuítas no mundo inteiro, com foco na formação de professores haitianos. “Fizemos essa campanha de arrecadação com as turmas do 6º ano EF à 3ª série EM. É fundamental que os nossos alunos percebam, através dela, que o Cristo que sofre não está apenas em nosso bairro, perto de nós, mas também em outro país, como no caso das crianças do Haiti”, destacou o coordenador do SORPA, prof. João Ramiro.
Novo espaço
Às 8h30, a diretora geral do Colégio Antônio Vieira, prof.ªMariângela Risério, inaugurou o novo espaço de lazer do Vieirinha, repleto de brinquedos. O coordenador geral do Vieirinha, prof.ºRenato Barros, destacou os benefícios que o mirante vai trazer ao dia a dia dos alunos. “Esse novo espaço trará uma contribuição especial como possibilidades de lazer e recreação, aspecto que faz parte da realidade das crianças. É um ambiente bonito, que certamente será bem aproveitado pelas turmas do 1º e 2º anos EF e pelos demais alunos que quiserem utilizá-lo”, disse.
Homenagem
O clima de emoção tomou conta da Sala de Artes do Vieira, às 10h30. Na oportunidade, a prof.ªMariângela Risério inaugurou o mosaico em cerâmica produzido pelos professores durante o seminário de formação realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em dezembro de 2014, sob a orientação da artista plástica Hilda Salomão. “A beleza está no conjunto. Quero parabenizar os professores que se uniram na construção deste trabalho”, disse a diretora.
“O projeto Mural Aberto é um trabalho coletivo, feito à várias mãos, e que nos surpreendeu. Ficou uma coisa linda. É o resultado concreto da parceria entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Colégio Antônio Vieira. Uma experiência muito rica”, destacou a coordenadora do Núcleo Educativo do MAM, Eliana Moniz.
A orientadora educacional do 6º ano EF, prof.ª Ivana Lopes, participou da construção coletiva e valorizou a experiência. “O mosaico é um marco do trabalho iniciado no final de 2014. Nós pudemos revelar nosso talento através desta técnica e nos perceber capazes de sermos artistas. Juntos, fizemos uma bela obra”, disse.
Em seguida, uma homenagem muito especial emocionou a prof.ª de música Sálua Chequer. Ao lado dos colegas de trabalho e de seus três filhos, os ex-alunos Antônio, João e Pedro Chequer, Sálua viu a Sala de Arte do Vieira receber o seu nome. “Eu não esperava. Isso nunca passou pela minha cabeça. Eu sou movida pela paixão às linguagens artísticas e todo esse momento me soou como um reconhecimento a isso. Fiquei muito feliz”, comentou ela.
“Essa é uma justa homenagem pela contribuição que a professora Sálua nos dá há tantos anos. Através do seu olhar sobre a arte e as interações que ela traça entre essa comunidade e a cidade de Salvador. Grandes contribuições como educadora e artista”, finalizou a diretora geral,prof.ªMariângela Risério.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio