Logo do site
25.10.24

Cerca de 200 alunos recebem sacramento da Primeira Eucaristia no Santuário Nossa Senhora de Fátima

Celebrações foram realizadas em quatro datas nos meses de setembro e outubro

Após terem iniciado em março aulas da catequese com pastoralistas da Formação Cristã do Colégio Antônio Vieira, cerca de 200 crianças e pré-adolescentes do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF) puderam consagrar, neste segundo semestre, o sacramento da Primeira Eucaristia. As celebrações, presididas pelo padre Emmanuel Araújo, SJ, foram realizadas em quatro datas (28 e 29 de setembro e, também, 19 e 20 de outubro), no Santuário Nossa Senhora de Fátima.

As cerimônias foram marcadas pela emoção, contando com a presença dos familiares e padrinhos dos catequizandos, além do diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira; do diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza; do coordenador da Formação Cristã, professor João Ramiro; do coordenador-geral do Vieirinha, Prof. Renato Barros, coordenadoras pedagógicas das séries e outros integrantes da equipe pedagógica.

Na oportunidade, o diretor-geral do Vieira cumprimentou as famílias dos estudantes por incentivar os filhos na fé cristã. “É muito importante para o nosso colégio vivenciar e dividir com cada um de vocês, pais e mães, este momento em que os filhos e filhas de vocês trilham esse momento da Eucaristia. Nós sabemos que não é um evento meramente social, é um encontro de celebração daquilo que será o cerne da nossa fé: celebrar a presença de Cristo, vivo, em nosso meio. Por isso, a Eucaristia não termina no momento em que o padre encerra esta cerimônia com a bênção final, mas de fato começa nos convidando a vivenciar o Cristo que habita em nós, em corpo e sangue, em nossa convivência diária. Que as famílias vieirenses continuem estimulando seus filhos e filhas a vivenciarem a Eucaristia no cotidiano, partilhando o pão não só da Eucaristia, mas o pão da palavra, o pão do amor, o pão das boas virtudes, da gentileza, da compaixão”, declarou o diretor-geral do colégio, professor Sérgio Silveira.

Na homilia, o padre Emmanuel Araújo, SJ, que é reitor do santuário e assistente espiritual do Vieira, também destacou a importância dos ensinamentos e modo de proceder cristão no mundo atual. Ele lembrou o amor especial que Jesus revelava pelas crianças e jovens, ressaltando às famílias o quanto a Primeira Eucaristia dá seguimentos aos sacramentos da fé cristã, iniciados com o batismo. As solenidades contaram a participação dos pastoralistas da equipe de Formação Cristã do Vieira, como catequistas e nas apresentações dos cânticos da missa.

INSPIRAÇÃO PARA A VIDA

Coordenador da Formação Cristã no Vieira, o professor João Ramiro ressalta que a Primeira Eucaristia dos alunos é sempre um momento muito especial para o colégio. “Marca a primeira vez que os estudantes recebem o corpo e o sangue de Cristo na forma do pão e do vinho”, diz, completando: “A eucaristia nutre a fé, fortalece a comunhão com a Igreja e reforça a missão de viver o Evangelho no cotidiano, no mundo onde estamos. A criança e o jovem são convidados a refletir sobre a mensagem de Jesus,  sua entrega por amor, o compromisso de ser no mundo. A Eucaristia nos leva, portanto, a viver os valores que o próprio Jesus inspira, porque a Eucaristia é Jesus”.

“Durante a catequese, os alunos puderam viver uma experiência de amizade com Jesus, conhecendo sobre seus ensinamentos e práticas, por meio do itinerário formativo catequético promovido pela equipe da Formação Cristã, com base nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus”, explicou a pastoralista Kelly Lima, articuladora da catequese na equipe de Formação Cristã. “Em torno da eucaristia, somos chamados a agir como amigos verdadeiros do Cristo, e junto a ele nos colocarmos à disposição do outro para amar e servir, como bem nos motiva os ensinos deixados por Santo Inácio de Loyola”, concluiu.

Veja mais fotos da cerimônia!

Fotos: Carlos Seixas.