Menu
Logo do site
Logo do site
12.02.21

Esperança e confiança marcam início de ano letivo, ainda exclusivamente com atividades remotas

Parceria entre família e escola contribui para novas perspectivas de aprendizagem em meio a tempos tão desafiadores

Esperança e confiança marcam início de ano letivo, ainda exclusivamente com atividades remotas

O clima de esperança e renovação do ânimo foi o grande marco, neste início de 2021, da volta às aulas no Colégio Antônio Vieira, ainda exclusivamente com o programa remoto. A confiança na solidez do projeto pedagógico da escola, fincada na qualidade da missão educativa da Companhia de Jesus, é um dos pilares que sustentam a parceria entre a família dos alunos e o Vieira em prol dos melhores resultados, mesmo diante de tempos tão desafiadores. 

Foi neste contexto que o Colégio recebeu, neste início de novo ano letivo, muitos depoimentos emocionados de integrantes da comunidade educativa, transmitidos por meio do Serviço de Orientação Educacional (SOE). Da mesma forma, a equipe de professores, em particular, foi agraciada com sorrisos e declarações entusiasmadas de alunos, dentre outras formas dos estudantes demonstrarem, ainda que por meio das telas, o acolhimento e o reconhecimento ao empenho, afetividade e cuidado de todos para a assegurar a qualidade da aprendizagem.

Vejamos, por exemplo, o sincero e emocionante depoimento enviado pela família dos alunos Maria Clara e Lucas Farias, respectivamente, do 6º e 2º ano do Ensino Fundamental (EF):  

Abraçando o vento, abraçando o mundo

Um relato sobre a volta às aulas em 2021   

Dessa vez, começando a pensar em arrumar o material da escola, minha Clarinha, bem amoada me diz: “Mãe, pra que arrumar o material escolar? Eu nem vou voltar pra escola….” E o choro veio em minha garganta. A voz embargou. O pequeno, em seguida, falou: “Mamãe, eu ouvi que a escola não vai nunca mais voltar… Isso é verdade?”

A essa altura, já sem conseguir disfarçar as lágrimas, olhei firme para os dois e disse: “Nós acreditamos no Deus do impossível. Vamos lavar o estojo, apontar os lápis, escolher o desenho e fazer juntos as etiquetas, porque a escola vai voltar. E, no dia que voltar, vamos estar prontos! Se não for dia 4 e nem dia 9, Deus nos dará forças e vamos estar prontos no dia que for”. E, com a bondade de tudo que vem do Alto, o ânimo voltou: tudo pronto e lindo. Sorriso de volta no rosto, esperança de volta no coração. 

Sozinha, depois, desabei… pela felicidade de ter devolvido esperança, pela fé inabalável, mas também pela dor de não saber como será e quando chegará a hora de voltar… E a hora para Clarinha chegou ontem (primeiro dia de aula, ainda no programa remoto): de pulseira, colar, perfume, cabelo penteado… tudo pronto para o Vieira entrar… (nos lares, por meio das telas). E vocês não entram.. vocês nos invadem, nos aquecem, nos preenchem…

Chorei feito criança. A risada da “pró” de Matemática, Leni, parecia trazer de volta a risada de “pró” Fabi… O abraço virtual para acolher os novos amigos, naquilo que a “pró” definiu como “jeito do Vieira de acolher”… A “pró” de Português, Amanda, abriu seu coração, mostrou fotos, falou de si… de ser gente…E sua história parecia tanto com a minha… mesma idade, anjos no céu…

E a hora de Lucas chegou no dia 9, com a voz doce, voz de mãe, de “pró” Lilian Bastos, rezando com eles, pedindo a proteção do anjinho…

Tudo isso para dizer que, na hora que a dor invade, pela saudade do conviver… Que na hora que a falta chega a fazer a voz sumir, vocês, professores; vocês, equipe… Vocês, família Vieira, nos devolvem a força, retiram sorrisos do rosto dos nossos filhos, fazem com que eles, abraçando o vento, abracem o mundo.

A vocês, formadores de gente, heróis sem capa, anjos de Deus, toda a gratidão de nossa família, todo o nosso bem-querer, todo o nosso desejo de uma vida cheia do calor do sol, da paz e plenitude do mar… da leveza do vento…

Nossa eterna gratidão a essa escola que escolhemos para nossos filhos e que, a cada dia, se eterniza em nossos corações.

* Na foto da família, temos, da esquerda para a direita; o pai, Bernardo; nosso querido aluno Lucas; a mãe, Luziane; depois, a encantadora aluna Clarinha e os nossos sempre tão amados ex-alunos Renata e Danilo, filhos mais velhos. 

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo