Colaboradores do Vieira participam de retiro espiritual em Mar Grande
Novo PPP é tema do Retiro de Educadores, seguindo a metodologia dos Exercícios de Santo Inácio de Loyola

Passados dois anos de isolamento por conta dos indicadores mais acirrados de pandemia, colaboradores do Colégio Antônio Vieira voltam a ter a oportunidade de participar, presencialmente, de um retiro espiritual na Casa de Retiro São José, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica. A unidade, assim como o Sítio Loyola, na Estrada do Coco, faz parte da estrutura da instituição voltada para as ações de formação, tanto de colaboradores quanto de estudantes. O retiro, realizado no final de semana de 15 a 17 deste mês, foi ainda mais especial, ao permitir reflexões acerca do novo Projeto Político-Pedagógico (PPP) à luz dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola – fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa da qual o Vieira faz parte.
“O retiro é uma experiência de oração seguindo a inspiração dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e, nesse em especial, buscou-se fazer um diálogo entre os Exercícios, o Evangelho e o PPP, integrando esse tempo de oração dos educadores”, explica o padre Emmanuel Araújo, SJ, que conduziu o retiro. Ele ressaltou a importância das conexões de espiritualidade que sempre ocorrem, nesse sentido, em todos os encontros: “O Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI) está estruturado em torno da de uma concepção de experiência que só é compreendida a partir dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, porque eles são justamente a fonte, a raiz da Pedagogia Inaciana. Então, fazer os Exercícios é fundamental para compreender os princípios que regem uma obra educativa da Companhia de Jesus.”
O padre também enfatizou os bons frutos proporcionados aos colaboradores e estudantes que buscam reservar um tempo para os retiros proporcionados pelo Vieira. “É um momento de uma intimidade maior com Jesus Cristo, que nos permite crescer nessa capacidade, nesse dom de buscar e encontrar Deus em todas as coisas, a partir da experiência e de aprender a exercitar o discernimento, que é algo central dos Exercícios Espirituais, é um valor irrenunciável de nosso PPP”.

RENOVAÇÃO
Quem participou desta primeira edição dos retiros espirituais, após o retorno presencial, gostou muito da oportunidade. “Foi uma experiência maravilhosa como em todos os outros retiros: a gente sai renovada e, principalmente, neste retiro por esta reflexão, rezando a partir do PPP, percebendo o quanto a gente faz parte dessa identidade da escola e como pode contribuir ainda mais”, avalia a professora Ana Lúcia Oliveira Salomão, da equipe do 4º ano do Ensino Fundamental (EF) do turno vespertino.
Para a coordenadora pedagógica do 3º ano EF, Milmar Haun, “o retiro abrangeu vários aspectos, tanto relacional, espiritual, socioafetivo, porque houve uma integração muito grande de vários segmentos do colégio e ainda toda a implicação com o Projeto Político-Pedagógico”, como frisa, completando: “Realmente, muito bom”.
Vinícius Nunes, encarregado do Setor de Informática, diz que “o retiro inaciano foi muito rico”, porque também tornou o PPP ainda mais próximos de colaboradores que não atuam diretamente nos setores pedagógicos. “O padre tornou o PPP ainda próximo dos setores administrativos, conduzindo-o dentro da Espiritualidade Inaciana”.
“O encontro foi maravilhoso: além de nos aprofundarmos sobre a importância do PPP em nossas escolas, pudemos refletir sobre o fato de que tudo acontece não por acaso. Mesmo nas questões do cotidiano, tudo acontece sob a permissão de Deus e, muitas vezes, a gente acaba esquecendo de agradecer a Ele até mesmo pelas coisas simples e casuais do dia a dia”, pontua Vanderlino Brito Coelho, colaborador da Secretaria. Ele também destaca o trabalho feito pelo Pe. Emmanuel, SJ: “Com muita sabedoria, ele soube fazer a conexão entre o projeto pedagógico, a oração e nossa vida pessoal”.
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram