Colégio Antônio Vieira celebra 105 anos com ações especiais
Diversas atividades aconteceram ao longo dia 15/03, envolvendo toda comunidade educativa.
O Colégio Antônio Vieira completou 105 anos na última terça-feira (15/03). Para celebrar essa data tão importante, uma série de ações foi realizada durante todo o dia. Como parte das comemorações, houve a inauguração do novo parque do Vieirinha e uma celebração no Santuário Nossa Senhora de Fátima, além do lançamento do livro “Colégio Antônio Vieira: Cem anos, Cem histórias, Sem censura” e do novo site.
“É um dia de muita alegria e também de gratidão por todos os jesuítas que passaram por aqui, dirigindo esta escola. É um grande desafio estar na educação hoje, uma exigência permanente de reinvenção e de ressignificar a missão, principalmente em uma sociedade complexa como essa em que vivemos. Por outro lado, é algo encantador, pois estamos em rede. Dentro da missão da Companhia de Jesus, somos navegadores desse tempo e sentimos que os ventos são favoráveis”, disse a diretora geral do Colégio Antônio Vieira, prof.ª Mariângela Risério.
A diretora avaliou a missão educativa da instituição ao longo desses 105 anos de existência. “Os valores permanecem e a educação desta instituição é uma educação para os valores. Se estamos aqui, é porque os que passaram antes de nós fizeram esse trabalho de dialogar com o homem e com a sociedade do seu tempo. Estar no Vieira é aprender e inovar sempre. É o dinamismo da educação que nos instiga e nos provoca a buscar constantemente fazer o melhor”, completou ela.
Novo espaço e diversão
Às 8h, os alunos do 2º ano EF participaram da inauguração do novo parque, no Vieirinha. Em clima de surpresa e alegria, as crianças cantaram e brincaram por alguns minutos no local, que promete trazer muitos benefícios à rotina delas. “É um espaço a mais de lazer, convivência, brincadeira e descontração para os alunos do 2º ao 5º ano EF. Com certeza, um ganho enorme para as crianças e também para nós, que estamos no acompanhamento delas”, destacou o coordenador geral do Vieirinha, prof.º Renato Barros.
As crianças já fizeram planos de como utilizar o novo ambiente. “Gostei muito dos bambolês. Eu pretendo brincar e me divertir o máximo que eu puder aqui”, disse a aluna Fernanda Juncal. “Eu gostei, porque é um lugar grande. Eu vou brincar de pega-pega, jogar bola com meus amigos e lanchar”, completou o estudante Matheus Motta. Os intervalos do Vieirinha, nos dois turnos, foram animados pela banda Pipoca Bacana.
Gratidão e fé
O Santuário Nossa Senhora de Fátima recebeu os alunos do 1º ao 5º ano EF durante a manhã e à tarde. A celebração marcou o aniversário do Vieira e também teve como fato especial o recebimento da imagem restaurada de Nossa Senhora de Fátima. O trabalho de restauração foi realizado pela equipe do Studio Argolo Antiguidades e Restaurações Ltda, do prof.º José Dirson Argolo. A entrada da imagem foi muito aplaudida pelos estudantes.
“Celebrar 105 anos é reafirmar o compromisso dos jesuítas e de todos os colaboradores com a missão da educação. Significa o compromisso de lançar raízes na cultura de Salvador, da Bahia e também do Brasil. É um motivo de ação de graça para nós, jesuítas, que o Colégio Antônio Vieira complete mais de um século e celebrar tudo isso sob o manto de Maria, nossa mãe, é fazer com que essas crianças sintam que existe algo mais nesta escola e que estão inseridas em processo de formação integral, em que educamos a pessoa por inteiro”, comentou o Pe. Eduardo Henriques, SJ.
Lançamento do livro
Uma missa realizada no Santuário Nossa Senhora de Fátima, às 18h30, abriu as comemorações noturnas, reunindo toda comunidade educativa do Vieira. Às 19h30, o Pátio Centenário abrigou o lançamento do livro “Colégio Antônio Vieira: Cem anos, Cem histórias, Sem censura”, que reúne relatos de ex-alunos do Colégio, de várias décadas, sobre as experiências vividas na instituição.
Publicado pela Assembleia Legislativa da Bahia, o livro teve a coordenação dos ex-alunos Francisco (Chico) Pinto, Geider Marques e José Enrique Barreiro. “A proposta foi juntar uma série de ex-alunos, de várias gerações e de diversas profissões e estilos de vida, para formar um mosaico bem completo, onde cada um pudesse contar histórias de sua época no Antônio Vieira. Nosso objetivo era deixar algo registrado e fazer desse registro um presente ao Colégio. Acho que ficou bem bonito, do jeito que o Vieira merece”, explicou Geider.
O presidente da associação de ex-alunos (ASIA-CAV), Márcio Fonsêca, também expressou a satisfação em participar da homenagem ao Vieira. “Retornar a sua casa rememorando tudo que foi vivido dentro do Colégio é trazer de volta todas aquelas emoções. Eu já tenho meu filho estudando aqui e a ideia de fazer um livro é justamente mostrar para as outras gerações o que eles também irão viver, mas com conteúdo, com a força do Vieira e com essa formação inaciana, que é o mais importante. Meu sonho é ver o meu filho, quando sair daqui, com o mesmo amor que eu tenho pelo Colégio”, concluiu.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio