Colégio Santo Inácio, de Fortaleza, vai sediar IV ONU Intercolegial. Anúncio foi feito na terceira edição do evento no Vieira
Durante quatro dias, estudantes de 14 colégios da RJE participaram em Salvador de simulação de conferência das Nações Unidas
O Colégio Santo Inácio, em Fortaleza (CE), será a próxima unidade educativa da Rede Jesuíta de Educação (RJE) a sediar a IV ONU Intercolegial, em 2026. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da RJE, Fernando Guidini, durante o encerramento da terceira edição do evento nesta sexta-feira (14), em Salvador. A ONU Intercolegial é uma simulação de conferência das Nações Unidas realizada a cada dois anos, envolvendo estudantes de diversos estados brasileiros que atuam como delegados e chefes de estado, assumindo papéis também como imprensa e na logística do evento, compondo o staff. A edição baiana foi considerada histórica, integrando as celebrações pelos 10 anos da RJE.
A III ONU Intercolegial foi iniciada em Salvador na última terça-feira (11), sediada pelo Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. Foram quatro dias de intensos debates em comitês e organismos das Nações Unidas: G-20 (grupo dos 20 países com as maiores economias do mundo); a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc), além do The United Nations Historical Security Council (UNHSC), que é o Conselho de Segurança Histórica das Nações Unidas, este com debates somente em inglês. Houve ainda a simulação de sessão na Câmara dos Deputados brasileira.
“Como cidadãos globais, a Simulação das Nações Unidas nos relembra sobre a importância do diálogo e da cooperação internacional. Em contextos cada vez mais sombrios e dicotômicos, ela nos ensina que, apesar das nossas diferenças culturais, políticas e sociais, é possível encontrar soluções comuns para os problemas que enfrentamos”, declarou o diretor-presidente da RJE, professor Fernando Guidini. Ele elogiou a qualidade da edição do evento na capital baiana. “Ao longo dos últimos dias, tivemos a oportunidade de testemunhar debates apaixonados, negociações intensas e, acima de tudo, um compromisso profundo com a formação para a cidadania global”, afirmou, enfatizando que os estudantes demonstraram “uma verdadeira consciência e preocupação com um conjunto de questões globais que afetam o nosso mundo hoje”.
RUMO A 2026
Na cerimônia de encerramento, o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, e a equipe de educadores do colégio que integrou a comissão organizadora passaram o bastão, especialmente decorado com fitinhas do Senhor do Bonfim, para o Prof. Daniel Mascarenhas e delegação de estudantes do colégio cearense Santo Inácio, que vai sediar a próxima edição. Na oportunidade, a Profa. Léa Pontes, assessora estratégica da Simulação, agradeceu o empenho dos educadores de todos os colégios participantes, chamando ao palco os docentes integrantes da comissão organizadora: Gigi Albuquerque (Colégio Antônio Vieira – BA), Sílvio Junior (Colégio Anchieta – RS), Carlos Pedro (Colégio Jesuítas – MG), Luciana Ache e André Bolsinhas (Colégio Santo Inácio – RJ).
“A diversidade foi um dos maiores tesouros desta simulação, em que vocês demonstraram o espírito jesuíta de ser magis, buscando sempre mais e o melhor, para e com o outro, devendo sair desta experiência prontos para serem agentes de mudanças que, ainda que locais, possam ter impactos globais”. Foi o tom dos discursos da comissão de educadores. O evento também contou com a presença de integrantes do Conselho Diretivo do Vieira: professor Anderson Rafael Souza, diretor acadêmico; Juliana Argollo, diretora administrativa e financeira; e o padre Emmanuel Araújo, SJ, assistente espiritual.
EMOÇÃO DOS ESTUDANTES
A solenidade foi marcada por discursos emocionados dos estudantes que atuaram como diretores de mesa nos comitês, além dos secretários-gerais. “Estamos celebrando quatro dias de encontros frutíferos, de grandes debates e desafios, para delegados e chefes de estado, contando com todo o apoio da imprensa e staff, em que conseguimos exercitar o poder da democracia e do diálogo, realizando um grande evento que, com certeza, vai fazer a diferença em nossa formação, em nossas vidas”, afirmou João Pontes, estudante que atuou como secretário-geral. “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas o sonho que se sonha junto é realidade”, citou a secretária-geral Beatriz Costa, parafraseando o baiano Raul Seixas, para destacar a lição de protagonismo dos estudantes. Os destaques do evento receberam menções nominais e honrosas, sendo ovacionados pelo público.
CLIQUE AQUI e confira mais fotos destes e outros incríveis momentos da III ONU Intercolegial!
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio