Logo do site

Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 1: desde cedo, preparando cidadãos do futuro

Nossa proposta educacional para o Ensino Fundamental 1 é centrada na formação integral dos alunos a partir dos seis anos de idade. Alinhada aos princípios da Pedagogia Inaciana e às diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nossa abordagem busca promover uma educação de qualidade que prepara os alunos para atuar, desde cedo, de forma crítica, criativa e comprometida com a sociedade.

• Formação integral e contemporânea

Valorizamos as múltiplas potencialidades da infância, vendo cada criança como um sujeito em constante crescimento e transformação, em interação com a sociedade. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) enfatiza a importância da formação integral, e nossa proposta supera a fragmentação dos conteúdos, aplicando-os em contextos reais para dar sentido ao que se aprende. Assim, incentivamos o protagonismo do aluno em seu processo de aprendizagem.

• Metodologias ativas e projetos inovadores

Utilizamos metodologias ativas para estimular a criatividade e o protagonismo dos estudantes. No 1º e 2º ano EF, o foco é o letramento, com a apropriação da escrita alfabética e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Ao mesmo tempo, valorizamos as aprendizagens naturais do “brincar”. Do 3º ao 5º ano EF, incentivamos o domínio da leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático, além de promover a autonomia intelectual e emocional dos estudantes. Para todas as séries, são desenvolvidos ainda projetos interdisciplinares temáticos que prezam pela identidade cultural e ampliam os horizontes do conhecimento.

• Ambientes de aprendizagens e recursos tecnológicos para uma educação bilíngue

Oferecemos diversos ambientes de aprendizagens que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos. Utilizamos recursos tecnológicos educacionais e plataformas virtuais conectadas ao projeto pedagógico, como Moodle, Teams (Microsoft), Kahoot e Matific, entre outras. Nosso programa de educação bilíngue permite ao aluno aprender inglês de forma contextualizada e dinâmica, preparando-os para certificações internacionais.

• Formação integral e valores cristãos

A Formação Cristã articula fé, vida e cultura, proporcionando uma formação integral inspirada pela Espiritualidade Inaciana – a partir das experiências e modo de proceder do fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola. Desta forma, nossa equipe de pastoralistas e orientadores educacionais acompanha o desenvolvimento de competências essenciais como automotivação, espiritualidade, comunicação interpessoal, respeito às diferenças, sentido ético e liderança construtiva.

• Atividades extracurriculares e esportivas

Estimular a dimensão corporal é fundamental.  Oferecemos opções de práticas motoras e esportivas que vão além do exercício físico, incentivando o interesse pelos esportes. Nossas atividades extracurriculares e cursos livres incluem natação, robótica, ballet, karatê, judô, GR e teatro, proporcionando uma formação rica e diversificada.

• Seu filho, num campo de excelência em todas as suas relações com o mundo.

Convidamos você a conhecer mais sobre nossa proposta educacional e descobrir como preparamos nossos alunos para se tornarem cidadãos que fazem a diferença na contemporaneidade.