Logo do site

Ensino Fundamental 2

Ensino Fundamental 2: formação integral e transformadora

No Colégio Antônio Vieira, o Ensino Fundamental 2 é uma etapa crucial na vida dos estudantes, marcada por profundas transformações físicas, cognitivas, afetivas, sociais e emocionais. Este período de transição da infância para a adolescência é repleto de descobertas e desenvolvimento de potencialidades, fundamentais para a construção da autoconfiança e da identidade.

• Proposta educacional integral e inovadora

A proposta educacional do Vieira para o Ensino Fundamental 2 atua na formação de indivíduos conscientes de seus múltiplos papéis sociais e comprometidos com a realidade ao seu redor. Os educadores do Colégio Antônio Vieira articulam três âmbitos essenciais da formação integral: cognitivo, socioemocional e espiritual. Através de experiências concretas, os alunos desenvolvem metacognição, reconhecendo suas características próprias de aprendizagem e desenvolvendo um olhar crítico sobre seus limites e potencialidades.

• Ambiente de aprendizagem motivador

O Vieira oferece um ambiente de aprendizagem que estimula o crescimento acadêmico, socioemocional e espiritual dos estudantes. A instituição está comprometida em preparar os alunos para enfrentar os desafios da adolescência e se tornarem cidadãos ativos, comprometidos com a transformação social e a construção de um mundo mais justo e sustentável. Clique aqui e faça um tour pelo nosso colégio!

• Incentivo à criatividade e protagonismo

Durante o Ensino Fundamental 2, o Vieira fornece condições e ferramentas para que os estudantes possam interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação. A abordagem educacional incentiva a atitude investigativa, promovendo novas aprendizagens, com criatividade e reflexão. O acompanhamento socioafetivo é personalizado, considerando as múltiplas dimensões da formação pessoal.

• Cultura maker e metodologias ativas

A rotina escolar do Vieira é pensada para promover a Educação Integral, com metodologias inovadoras que incentivam a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes. Os estudantes vieirenses são estimulados a desenvolver a autonomia, além de uma postura colaborativa e empreendedora. As metodologias ativas promovem uma aprendizagem rica e colaborativa, por meio de atividades, gamificação e ferramentas educacionais digitais.

• Acompanhamento personalizado

O Colégio Antônio Vieira oferece um Plano de Acompanhamento do Aluno, com atividades que desenvolvem competências como automotivação, espiritualidade, comunicação interpessoal, convivência com a diversidade, sentido ético e liderança construtiva.

• Espaços de aprendizagens e tecnologias educacionais

Os alunos do Fundamental II têm acesso a diversos ambientes de aprendizagem e ferramentas tecnológicas que potencializam seu desenvolvimento integral. Entre os recursos oferecidos estão o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a plataforma Teams (Microsoft), o Redação Nota 1000, além de outras plataformas que promovem a inovação no processo de ensino-aprendizagem. Essas soluções visam criar experiências dinâmicas e integradas, estimulando o protagonismo dos estudantes no seu percurso educativo.

• Desenvolvimento da expressão criativa e da dimensão corporal

No Colégio Antônio Vieira, a formação integral dos alunos é enriquecida por projetos culturais e práticas esportivas que promovem tanto a expressão criativa quanto o desenvolvimento físico. Por meio das artes visuais, teatro e música, nossos estudantes exploram e cultivam sua expressão artística, enriquecendo o currículo acadêmico e fomentando o crescimento pessoal. Simultaneamente, valorizamos a dimensão corporal com atividades físicas e esportivas, incluindo competições intercolegiais, que fortalecem também a disciplina, o trabalho em equipe e a capacidade de superação. Essas experiências integradas são essenciais para promover um estilo de vida equilibrado e saudável, alinhado com nossa missão de formar indivíduos completos e preparados para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

• Formação Cristã

No Colégio Antônio Vieira, formamos pessoas transformadas pelos valores cristãos, qualificadas para fazer a diferença no mundo e contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna.

Inspirado pelo evangelho e pela Espiritualidade Inaciana a Formação Cristã articula fé, vida e cultura, oferecendo acompanhamento integral aos alunos e promovendo o desenvolvimento de competências fundamentais.

• Iniciação Científica e Tecmaker

As atividades de iniciação científica do Vieira são iniciadas desde o 1º ano do Ensino Fundamental, com aulas específicas e projetos como a Expociência. No 6º ano EF, a Iniciação Científica passa a integrar o currículo formalmente como disciplina, assim como o Tec Maker, que possui salas e ferramentas específicas para o desenvolvimento da cultura mão na massa, permitindo aos estudantes aplicar conhecimentos em projetos práticos, incluindo inovações que despertam o interesse das crianças e pré-adolescentes das gerações atuais.