Logo do site

Proposta Educacional

• Nosso compromisso: educação que transforma

No Colégio Antônio Vieira, acreditamos que a educação vai além do conhecimento acadêmico. Somos uma comunidade educativa que acredita no poder transformador da educação na construção de um mundo melhor. Nossa proposta pedagógica integra habilidades essenciais para que nossas crianças e jovens realizem seus projetos de vidas e enfrentem os desafios contemporâneos.

• Formação integral com princípios cristãos e inacianos

Fundamentados nos princípios inacianos e valores cristãos, visamos a formação integral dos estudantes, promovendo a cidadania global. Aqui, formamos indivíduos academicamente competentes, compassivos, conscientes, criativos e engajados com a realidade sociocultural e política, prontos para atuar na transformação social e na construção de um mundo melhor.

• Valorização do protagonismo e compromisso com a cidadania global

Valorizamos o protagonismo dos estudantes, a diversidade cultural, e incentivamos o desenvolvimento de competências socioemocionais e espirituais. Nosso objetivo é formar jovens cidadãos locais e globais, comprometidos com a sociedade e preparados para liderar mudanças significativas. Enfatizamos a importância da cidadania global, respeito aos direitos humanos, justiça social, antirracismo, diversidade cultural e sustentabilidade ambiental como pilares da nossa educação.

• Inovação educacional e metodologias ativas

O Colégio Antônio Vieira promove a inovação educacional por meio de metodologias ativas, recursos tecnológicos avançados, formação contínua de docentes e experiências de cidadania, tanto dentro quanto fora da escola. Essas práticas proporcionam uma aprendizagem significativa e transformadora, preparando nossos alunos para serem agentes de mudança no mundo.

Conexão com a natureza: espaços que inspiram

No Colégio Antônio Vieira, a conexão com a natureza é um componente fundamental da nossa missão de promover uma educação integral.

O Espaço Criançando oferece às crianças um ambiente onde podem explorar e aprender de maneira lúdica e natural, estimulando sua curiosidade e criatividade.

O Bosque do Vieira, por sua vez, proporciona aos alunos do Ensino Fundamental e Médio um cenário verde que favorece a convivência e aprendizados ao ar livre.

Nestes ambientes, os alunos vivenciam a natureza de forma direta, enriquecendo sua formação com experiências que promovem a sustentabilidade, a interação social e o crescimento pessoal. Essas vivências estão em perfeita sintonia com a nossa proposta pedagógica, que visa formar indivíduos conscientes e comprometidos com o meio ambiente e a sociedade.