Logo do site

Tempo Integral

O Colégio Antônio Vieira oferece a opção do Vieira TOP – o Tempo Integral para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Neste ambiente, as crianças têm a oportunidade de vivenciar a infância em sua plenitude, crescendo e desenvolvendo competências em um espaço seguro, acolhedor e repleto de alegria e ludicidade, exatamente como a infância deve ser.

No Tempo Integral do Vieira, combinamos metodologias inovadoras com o turno regular de aulas, de segunda a sexta-feira. As atividades começam no turno matutino, das 7h às 11h40, onde os alunos participam das turmas regulares, cumprindo todas as atividades curriculares da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). No período vespertino, até as 17h, os alunos continuam suas jornadas de aprendizagem, com propostas que ampliam e aprofundam seus conhecimentos, promovendo uma formação integral que enriquece a experiência da infância.

• LUDICIDADE

Nosso objetivo é proporcionar um espaço onde as crianças possam não apenas aprender, mas também se sentir em casa. No Vieira, acreditamos que a educação vai além da sala de aula, integrando conhecimento, cuidados e diversão, para que cada criança possa explorar e crescer de forma equilibrada e feliz. Uma educação completa e uma infância cheia de descobertas e alegria.

• EDUCAÇÃO BILÍNGUE

A educação bilíngue se dará de forma lúdica e dinâmica, em um contexto de imersão na segunda língua que possibilitará formar a criança para a cidadania global, por meio da fluência em inglês e da autonomia nos seus processos de aprendizagem.

• APROFUNDAMENTO DE ESTUDO

No momento do aprofundamento de estudo, a criança realizará as suas atividades de casa com a orientação e a mediação de um professor, organizando sua rotina para construir, gradativamente, a autonomia necessária, a partir de intervenções personalizadas.

• ATELIÊ

Ambiente organizado para que a criança construa o conhecimento e expresse o seu pensamento por meio de múltiplas linguagens, a partir da interação e utilização de diversos materiais artísticos e do cotidiano. Assim enquanto a criança se diverte, também desenvolve habilidades e competências.

• HORTA PEDAGÓGICA

Espaço para trabalhar a educação alimentar, a partir das experiências vivenciadas na relação com os alimentos, as suas cores, texturas e sabores, visando uma prática de alimentação mais saudável. A criança será convidada a participar de processos que envolvem o ciclo do alimento.

• MAKER

Espaço de valorização da cultura "mão na massa", no qual a criança desenvolverá competências como a criatividade, o raciocínio lógico e o empreendedorismo. É uma atividade colaborativa e inovadora, que visa a compreensão do mundo e as possibilidades de intervenção para a transformação da realidade em que o estudante está inserido.

• ATIVIDADE CORPORAL

Qualificação da produção e vivência de práticas corporais com atividades semanais para o desenvolvimento da dimensão corporal, através de práticas articuladas com as ações do projeto desenvolvido.

• LABORATÓRIO

Espaço em que a criança é estimulada a desenvolver o letramento científico, que envolve a capacidade de compreender e interpretar questões acerca do mundo em que vive, por meio do exercício da curiosidade e de uma postura investigativa. De acordo com a BNCC, é preciso assegurar aos estudantes o acesso à diversidade de conhecimentos científicos, bem como a aproximação gradativa dos procedimentos da investigação cientifica.

• METODOLOGIAS DE PROJETOS

Durante as aulas de desenvolvimento dos projetos, trabalharemos com a codocência – prática educativa que envolve dois ou mais professores, de componentes curriculares diferentes. Eles compartilham os espaços de aprendizagem a partir de um planejamento integrado para construir o conhecimento de maneira articulada e significativa.

• APRENDER E BRINCAR

O Vieira compreende a cultura da infância, incluindo os momentos de brincadeiras e imaginação, como parte do processo natural de construção das vivências e conhecimentos. Por isso, o brincar e todo o seu potencial formativo também fazem parte do projeto pedagógico do nosso colégio e, como não poderia deixar de ser, também está presente no VIEIRA TOP.