Companhia de Jesus celebra 479 anos de aprovação
Leia o artigo do assistente espiritual do CAV e Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, Pe. Emmanuel da Silva e Araujo, SJ

Em 27 de setembro de 1540, por meio da bula Regimini Militantis Ecclesiae, o Papa Paulo III aprovou oficialmente a Companhia de Jesus. A Ordem Religiosa surgiu com um grupo de sete estudantes da Universidade de Paris – Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, São Pedro Fabro, Afonso Bobadilha, Diogo Laínez, Afonso Salmerón e Simão Rodrigues – que em 15 de agosto de 1534, na Capela de Montmartre, fizeram votos de castidade e de ir para Jerusalém anunciar o Evangelho. Mais tarde, somaram-se a eles mais três Companheiros: Claudio Jayo, Pacasio Bröet e Juan Codure.
Eles vão a Roma pedir autorização ao Papa e decidem que se, no prazo de um ano, não conseguissem chegar a Jerusalém, estariam livres desse voto e se ofereceriam ao Papa para o serviço da Igreja, onde este achasse ser para a maior Glória de Deus. Devido à guerra com os Turcos, não foi possível fazer a travessia, e os Companheiros retornam a Roma, depois de passarem um ano, dois a dois, evangelizando na Europa.
Com o envio do Papa, antes de se dispersarem, percebem ser da vontade de Deus que o grupo se solidificasse como uma Ordem Religiosa. O Papa Paulo III deu sua aprovação em 27 de setembro de 1540 e, em 1541, Inácio foi eleito o primeiro Superior Geral da Ordem e viveu o resto de sua vida em Roma.
“Para a Maior Glória de Deus” e “Em tudo amar e servir” são algumas das palavras deixadas por Santo Inácio, que norteiam até hoje a intensa atividade missionária e apostólica da Companhia de Jesus, da qual faz parte o nosso Colégio Antônio Viera com toda a sua comunidade educativa.
Por Pe. Emmanuel da Silva e Araujo, SJ – Assistente espiritualdo Vieirae Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima
Leia também
- 28.04.25 Inscrições abertas para o III Simpósio de Espiritualidade Inaciana, no Vieira e em Itaici
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa