Ex-aluna do Vieira cria projeto que cuida da saúde mental de mulheres que são ou planejam ser mães
Ancorado no tripé psicologia, maternidade e humanização, projeto Janelas do Gestar ganha ainda mais evidência neste Mês das Mães

As inseguranças entre outras questões advindas com a maternidade ou as pressões sociais de quem ainda não conseguiu realizar o desejo de ser mãe ou mesmo optou por não ter filhos. A saúde mental de mulheres mães e não-mães é o foco principal do Projeto Janelas do Gestar, uma iniciativa da psicóloga perinatal e obstétrica Márcia Lisboa, ex-aluna do Colégio Antônio Vieira. Juntamente com a colega de profissão e amiga Gabrielle Souza, coautora do projeto, Márcia Lisboa visa com a iniciativa “abrir espaços de cuidado e construir, para esse público, uma rede de sustentação, apoio, pertencimento, a partir da tessitura de encontros e formação de grupos”, como explica.
Neste Mês das Mães, Márcia também está participando da Campanha Maio Furta Cor, em prol da saúde mental materna. O tema será abordado pela psicóloga em palestra, no próximo dia 25, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Mulheres em processos muito sofridos emocionalmente, como mães que perderam o bebê ou que estejam passando pelas etapas de uma reprodução assistida ou ainda enfrentando questões de adoecimento, como endometriose ou diagnóstico de infertilidade, estão entre os perfis assistidos pelo Janelas do Gestar. “Tem pacientes nesse contexto que se sentem muito sós. Então, o grupo traz essa potência desse cuidado, de saber que elas não estão sozinhas”, diz Márcia.

REDE DE APOIO
Ancorado no tripé Psicologia, Maternidade e Humanização, o Projeto Janelas do Gestar abrange também ações que estendem a assistência às pessoas que estão direta ou indiretamente envolvidas no cuidado à mulher, como profissionais de saúde, parceiro, rede de apoio, comunidade. Entre as atividades, destacam-se palestras, lives, treinamentos para as equipes, rodas informativas, grupos terapêuticos, pré-natal psicológico e psicoeducação para jovens mulheres.
Lançado em fevereiro, o projeto foi apresentado pela primeira vez, no ano passado, após uma aula, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em que as psicólogas foram convidadas para expor a temática da saúde mental dentro do contexto da residência obstétrica, “ficando evidente a importância da construção de espaços de trocas e da intersetorialidade necessária para ações eficazes nesse contexto de saúde”, como frisa Márcia. “O projeto segue agora sendo fortalecido e aberto para novas ações que promovam um amparo para às famílias e favoreçam a construção de uma parentalidade saudável”.
Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram (@janelasdogestar) e e-mail: janelasdogestar@gmail.com
Fotos: arquivo pessoal.
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram