Menu
Logo do site
Logo do site
21.11.23

Crianças aprendem sobre educação financeira e história com ludicidade​

Com atividades para além da sala de aula, alunos do 2º ano EF do Vieira atuam em feira sustentável e visitam Memorial​

Crianças aprendem sobre educação financeira e história com ludicidade​

Como falar sobre temas densos como finanças pessoais, consumismo e sustentabilidade para crianças bem pequenas? Com muita ludicidade! Assim, as noções de educação financeira foram trabalhadas, no último mês, com os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira. Ao final das aulas, os alunos realizaram uma feirinha de brinquedos, livros e revistinhas que já não usavam mais e que pudessem interessar aos coleguinhas, experimentando as atividades de compra e venda, utilizando dinheiro fictício.

Antes da feirinha, os alunos conheceram o sistema monetário brasileiro, aprenderam a utilizar o dinheiro (comprar, pagar, passar e conferir o troco), além de conhecerem as diferentes notas do real. Os estudantes apreenderam ainda a resolver problemas matemáticos simples, comparar preços e desenvolver estratégias de cálculo mental. No dia do evento, cada criança trouxe uma sacola retornável para levar as compras para casa, usando as noções de sustentabilidade.

HISTÓRIA

Não só as questões contemporâneas são tratadas com ludicidade. A história também. Os alunos do 2º ano EF ainda tiveram, em outro momento, a oportunidade de visitar o Memorial do Vieira para compreender, a partir dos registros do colégio, sobre costumes e objetos antigos.

A equipe da biblioteca mostrou e explicou todo o acervo, a exemplo da cápsula do tempo, fotografias e cadernetas antigas de alunos ilustres, como Jorge Amado. Isso mesmo: aprendendo sobre passado e presente, construindo o futuro, por meio de experiências para além da sala de aula. Que venham mais em 2024!

Veja mais fotos!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo