Crianças do Vieira revelam aprendizagens sobre a questão humanitária da fome
Novos conhecimentos e reflexões acerca do tema foram apresentados às famílias dos alunos do 5º ano EF do Vieira
Arte com desenvolvimento do pensamento crítico. As apresentações da culminância do Projeto Interdisciplinar Criando e Recriando o Mundo, envolvendo os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, mostraram, com muito encantamento e propriedade, as aprendizagens conquistadas pelas crianças da série. A proposta pedagógica tem inspiração na Campanha da Fraternidade (CF), tendo como subtema “O que causa a fome e o que a fome causa”, a partir do tema da CF 2023: Fraternidade e Fome.
“O Projeto tem por objetivo, motivar o aluno vieirense a perceber possibilidades de transformação do mundo em um lugar melhor: sem fome, mais saudável, justo, igualitário e fraterno para todos os seus habitantes”, enfatiza a equipe pedagógica. Assim, as crianças estudaram a realidade da fome no Brasil, bem como as causas que provocam a privação de alimento e os desdobramentos surgidos a partir desta triste condição de vida da grande população carente.
No espetáculo exibido no Auditório Mabel Velloso, nos dias 6, 7 e 11 de novembro, os estudantes buscaram traduzir as aprendizagens em diversas disciplinas e também provocar reflexões por meio da arte, o que encantou suas famílias, convidadas especiais do evento. Pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa) também se uniram aos professores de Música e Arte na articulação do evento, protagonizado pelas crianças. O coordenador-geral do Vieirinha, professor Renato Barros, e toda a equipe de professores e colaboradores do Setor Pedagógico (Secop) marcaram presença, elogiando a desenvoltura dos estudantes.
PROTAGONISMO
As apresentações musicais e a mostra de arte das turmas deram sequência aos estudos feitos nas 1ª e 2ª unidades sobre Cidadania Global; Direitos Humanos (Ética, Inclusão Social, Alimentação); Políticas Públicas; Coletividade/Cidadania, “refletindo acerca de que uma sociedade ética, equânime e mais humana, se constrói a partir da valorização e do cuidado com o outro, da aceitação e respeito às diferenças”, como frisa a equipe pedagógica.
A coordenadora pedagógica da série, professora Maria Cristina Almeida, frisa o quanto “é importante ressaltar a participação e protagonismo do jovem do 5º ano, que a partir de estudos, pesquisas, partilhas desenvolveu repertório legítimo, produtivo e amadurecido acerca do tema central do projeto, ampliando a sua percepção e o seu olhar crítico e humanizado sobre as necessidades reais e urgentes de uma população menos favorecida”, como declarou. “É muito emocionante viver essa experiência com eles”, revelou.
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