Crianças recebem no Vieirinha visita ilustre dos avós e da escritora Regina Luz
Atividades marcaram a última semana de aula para alunos do 3º e 4º anos EF
Com histórias, talentos e, principalmente, um amor especial, que é um verdadeiro tesouro, os avôs e avós das crianças do 3º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira foram convidados pela equipe pedagógica da série para participar de uma atividade diferente na escola: compartilhar a riqueza de suas experiências e como elas contribuem para a formação de seus netos e netas. O momento, batizado de Baú dos Tesouros, integrou as ações de conclusão do projeto interdisciplinar “Raízes Africanas: suas histórias, suas belezas”, dando ênfase, de forma lúdica, à questão da importância da ancestralidade.
No 4º ano EF, a visita ilustre nesta semana foi da escritora Regina Luz, também como parte do projeto pedagógico do Vieira voltado para uma educação que valoriza a cultura e as questões étnico-raciais. Autora do livro infantil Alika, Regina compartilhou experiências como escritora e usou a ludicidade para abordar temas sérios, como o racismo na sociedade.
VOVÔS E VOVÓS
“No caso da visita dos avós, a proposta teve como objetivo valorizar a contribuição de todas as raças, o respeito aos mais velhos e seus ensinamentos, a importância dos avós e sua sabedoria na formação das famílias, numa atividade muito especial que encheu nossas salas de aula de emoção e amor”, contou a coordenadora pedagógica da série, professora Milmar Haun.
“Achei maravilhosa essa oportunidade que a gente teve de vir à escola dos nossos netos, sobretudo, para mim que trabalhei como educadora de crianças por muito tempo. Foi muito interessante conversar com as elas sobre a realidade da nossa infância, nossas impressões de vida e sobre a felicidade que temos em ser avós, podendo ensinar, mas também aprender muito com eles”, afirmou Adélia Muniz, avó de Alexandre.
ESCRITORA
Integrando as ações do Vieira voltada para uma educação étnico-racial, as crianças do 4º ano EF receberam, por sua vez, na Biblioteca do Vieirinha, a visita da escritora Regina Luz, autora do livro Alika. A obra conta as experiências e descobertas de uma criança que sofre preconceito racial na escola e no seu prédio, até ela ter contato com a história de Luís Gama, mudando seu modo de encarar as situações de discriminação. A menina percebe a beleza e valor de suas características negras e que ela pode superar todo o preconceito e vencer.
Importante líder abolicionista, jornalista e poeta brasileiro, o baiano Luís Gama é uma referência na história de movimentos contra a escravidão, tendo se tornado um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil. Mesmo não sendo formado em Direito, conseguiu libertar mais de 500 cativos com seus argumentos jurídicos, ficando conhecido como “o advogado do povo negro”.
Confira na galeria mais fotos desses momentos tão especiais!
Fotos: Secom/FIC
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica