Menu
Logo do site
Logo do site
29.05.24

Crianças refletem sobre tempo de tela em interação com a escritora Emília Nuñez

Ex-aluna do Vieira, a premiada autora de 'A Menina da Cabeça Quadrada' participou de roda de conversa com alunos do colégio​

Crianças refletem sobre tempo de tela em interação com a escritora Emília Nuñez

Na semana do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, as crianças do Colégio Antônio Vieira puderam refletir ainda mais sobre a importância de brincadeiras com interação no mundo real. Uma aprendizagem que vem sendo construída, por exemplo, pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) desde o início da primeira unidade do ano letivo, a partir da leitura do livro “A Menina da Cabeça Quadrada”. No início do mês, no último dia 7, a premiada escritora Emília Nuñez, vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, participou de uma roda de conversa com os pequenos estudantes. No encontro, eles puderam interagir com a autora e esclarecer curiosidades sobre a obra, que conta a história da personagem Cecília que, “de tanto usar tablet, celular e televisão, acordou com a cabeça quadrada”. 

O livro, como destaca a editora Tibi, busca incentivar as crianças da era digital a descobrirem o prazer das brincadeiras tradicionais, ajudando os pais na aventura de educar uma geração conectada. Para além da aprendizagem sobre o uso excessivo das telas, as atividades de leitura, aulas, exercícios e dinâmicas sobre a obra, concluindo com o encontro com a autora, permitiram às crianças desenvolverem habilidades específicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no campo da educação literária, como frisa a professora Adriana Novis, coordenadora pedagógica da série. 

AÇÃO TRANSFORMADORA

“O encontro com a autora Emília Nuñez foi a culminância de uma proposta belíssima vivenciada no 1º ano EF, por meio de uma sequência didática em que as crianças puderam ampliar o seu envolvimento em práticas diversificadas de letramento, com um mergulho na obra ‘A menina da cabeça quadrada’, despertando sentimentos, promovendo associações entre o mundo imaginário e situações que vivem no cotidiano, ampliando a compreensão da realidade, estimulando a criatividade, a imaginação e o conhecimento de mundo. Esse envolvimento potencializa a formação de um leitor crítico e reflexivo, reconhecendo a ação transformadora da experiência com a literatura”, explica a Profa. Adriana Novis.

Nos eventos, as crianças participaram da contação de história, puderam conhecer outras obras de Emília Nuñez e fizeram perguntas bem interessantes sobre a vida da autora: “Quando você escreveu o primeiro livro?”; “Como faz para escrever um livro?” e “Qual a dica para virar um escritor?”. Muitas também vieram caracterizadas com “cabeças quadradas”, tornando o momento ainda mais descontraído e rico em aprendizagens, sempre com muita ludicidade. Confira mais fotos!​ 

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo