Crianças refletem sobre tempo de tela em interação com a escritora Emília Nuñez
Ex-aluna do Vieira, a premiada autora de 'A Menina da Cabeça Quadrada' participou de roda de conversa com alunos do colégio
Na semana do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, as crianças do Colégio Antônio Vieira puderam refletir ainda mais sobre a importância de brincadeiras com interação no mundo real. Uma aprendizagem que vem sendo construída, por exemplo, pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) desde o início da primeira unidade do ano letivo, a partir da leitura do livro “A Menina da Cabeça Quadrada”. No início do mês, no último dia 7, a premiada escritora Emília Nuñez, vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, participou de uma roda de conversa com os pequenos estudantes. No encontro, eles puderam interagir com a autora e esclarecer curiosidades sobre a obra, que conta a história da personagem Cecília que, “de tanto usar tablet, celular e televisão, acordou com a cabeça quadrada”.
O livro, como destaca a editora Tibi, busca incentivar as crianças da era digital a descobrirem o prazer das brincadeiras tradicionais, ajudando os pais na aventura de educar uma geração conectada. Para além da aprendizagem sobre o uso excessivo das telas, as atividades de leitura, aulas, exercícios e dinâmicas sobre a obra, concluindo com o encontro com a autora, permitiram às crianças desenvolverem habilidades específicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no campo da educação literária, como frisa a professora Adriana Novis, coordenadora pedagógica da série.
AÇÃO TRANSFORMADORA
“O encontro com a autora Emília Nuñez foi a culminância de uma proposta belíssima vivenciada no 1º ano EF, por meio de uma sequência didática em que as crianças puderam ampliar o seu envolvimento em práticas diversificadas de letramento, com um mergulho na obra ‘A menina da cabeça quadrada’, despertando sentimentos, promovendo associações entre o mundo imaginário e situações que vivem no cotidiano, ampliando a compreensão da realidade, estimulando a criatividade, a imaginação e o conhecimento de mundo. Esse envolvimento potencializa a formação de um leitor crítico e reflexivo, reconhecendo a ação transformadora da experiência com a literatura”, explica a Profa. Adriana Novis.
Nos eventos, as crianças participaram da contação de história, puderam conhecer outras obras de Emília Nuñez e fizeram perguntas bem interessantes sobre a vida da autora: “Quando você escreveu o primeiro livro?”; “Como faz para escrever um livro?” e “Qual a dica para virar um escritor?”. Muitas também vieram caracterizadas com “cabeças quadradas”, tornando o momento ainda mais descontraído e rico em aprendizagens, sempre com muita ludicidade. Confira mais fotos!
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica