16.07.24

Cuidado com o próximo e amizade social são tema de eventos formativos para crianças do Vieirinha​

Encontros de Fraternidade, abrangendo bullying, racismo e discriminações em geral, são conduzidos pela equipe pastoral do colégio​

As crianças do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira voltaram às aulas para o segundo semestre letivo revendo os amigos da escola em clima de descontração e alegria, mas também colocando em prática as aprendizagens construídas sobre amizade social e cuidado com o próximo. Os temas, abrangendo bullying, racismo e discriminações em geral, vêm sendo abordados nos Encontros de Fraternidade, enfocando o respeito nas relações com o outro, amigos da escola ou não. A atenção especial e o cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade social são pautados, de forma lúdica, nos eventos formativos desenvolvidos pela equipe de pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do colégio (Sorpa).

Os Encontros de Fraternidade, realizados na Sala da Juventude no Vieirão, têm como base a Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt.23,8). Durante os eventos, os estudantes têm a oportunidade de participar de atividades formativas que promovem valores fundamentais, como solidariedade, amizade e cuidado com o próximo. “Por meio de reflexões, dinâmicas e interações, buscamos inspirar nossos alunos a serem agentes da esperança, da justiça e da paz no mundo”, explica a equipe do Sorpa.

APLICAÇÃO NO COTIDIANO

As crianças participam ativamente da formação, fazendo perguntas e refletindo sobre situações do cotidiano pessoal ou da sociedade. Depois, compartilham um lanche coletivo, recheado de valores humanístico-cristãos consolidados. Como gesto concreto de solidariedade, os alunos também são convidados a fazerem doação de materiais de limpeza, para envio à população atingida pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.

Pastoralistas Kelly Lima e Rafael Nascimento: à frente do evento

“Essa contribuição ajuda aqueles que mais precisam e ensina nossas crianças sobre empatia, generosidade e responsabilidade social, como parte do Encontro de Fraternidade, que busca ser uma experiência significativa e transformadora”, destaca a equipe do Sorpa. Os pastoralistas ressaltam o significativo apoio das famílias das crianças para “cultivar os valores que são tão importantes à formação integral”.

Fotos: Secom/CAV.