Cuidar da saúde do corpo e das relações interpessoais pode ajudar jovens a enfrentar desafios na escolha da profissão
Psicólogo Wilson Sampaio orientou alunos do Vieira na abertura da edição virtual da JIP 2020
Dar importância aos cuidados essenciais para a saúde do corpo – e também das relações consigo mesmo e com as outras pessoas, sobretudo na família – é um dos primeiros passos que os jovens devem ficar atentos para enfrentar os desafios da 3ª série do Ensino Médio, em meio ao distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Reconhecer as importantes contribuições que já se consolidam no seu histórico de formação pessoal até o momento é outra atitude que, certamente, ajuda os alunos a superar eventuais conflitos comuns, em um momento que eles vislumbram planos profissionais, a partir da conclusão da fase escolar.
As dicas são do psicólogo e mestre em Educação, Wilson Sampaio. Ele abordou o tema “Escolha Profissional e Protagonismo Social” na palestra de abertura, no último dia 4, da edição 2020 da Jornada de Informação Profissional (JIP) do Colégio Antônio Vieira. Em clima de descontração e usando linguagem do cotidiano dos adolescentes, Sampaio fez dinâmicas com os alunos e os orientou sobre eventuais dúvidas no processo de escolha da carreira.
“Todas as profissões são, de certo modo, sempre voltadas para o social. Por isso, trabalhar as relações com as pessoas é algo essencial, estando sempre atento também ao fato da sociedade estar sempre mudando o tempo todo, o que nos impulsiona a ampliar o alcance das nossa profissão com foco sempre em fazer o bem”, alertou o psicólogo. Segundo ele, para a escolha das carreiras, os jovens devem centrar não apenas na profissão em si, mas na possibilidade de atuar em áreas que lhes permitam desenvolver suas competências profissionais e socioemocionais.
A primeira edição virtual do evento, que acabou sendo batizada “JIP em Casa”, segue agora com palestras específicas sobre diversas profissões até o dia 21 de julho (confira aqui a programação completa). As áreas de interesse foram apontadas pelos próprios alunos em pesquisa feita antecipadamente pela escola.
EDIÇÃO INTERNACIONAL
Na abertura da JIP 2020, a diretora geral do Vieira, a professora Mariângela Risério, parabenizou a equipe pedagógica e dos Serviços de Orientação Educacional (SOE) e Religiosa e Pastoral (SORPA) que atuam na 3ª série EM pela edição virtual do evento, que também ganhou caráter internacional, com a inclusão de palestras de ex-alunos que hoje são profissionais de destaque nos Estados Unidos e na Espanha. A professora Mariângela também cumprimentou os estudantes pelos avanços na aprendizagem em meio aos desafios de um mundo em pandemia.
“Estamos vivendo um ano diferente, mas também de muita aprendizagem, em um momento que nos desafia a ressignificar nosso presente para tirarmos grandes lições para o futuro”, disse a professora Mariângela Risério. “É um ano que nos provoca a sobrevivermos, mas também a vivermos este mundo, a partir de um olhar propositivo em que é preciso, mais do que nunca, estarmos atentos àquele humanismo sempre defendido em toda a nossa formação no Vieira, para podermos, juntos, darmos um salto enquanto coletividade, enquanto humanidade”, frisou. Prestigiaram também a abertura do evento, a diretora acadêmica, Ana Paula Marques; a coordenadora do SOE, Lívia Farani, a coordenadora pedagógica da 3ª série EM, Cristina Cardoso; o orientador educacional, Anderson Rafael Souza; e o pastoralista José Paulo Silva (“Paulão).
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica