Culminância de projeto sobre contos literários mobiliza famílias do 2º ano EF
A programação aconteceu entres os dias 13 e 28 de novembro e foi marcada por atividades feitas em estações

Além de estimular a imaginação, os contos literários abordam temas fundamentais para a formação dos estudantes. Esse é o objetivo do projeto interdisciplinar Conto por Todos os Cantos, realizado com as turmas do 2º ano EF, que teve a sua culminância realizada entre os dias 13 e 28 de novembro. As famílias que compareceram ao Espaço Pe. Klein, SJ participaram de uma aula híbrida, realizada em quatro estações (Língua Portuguesa, Ensino Religioso, Língua Inglesa e Artes).
O projeto envolveu o estudo de contos africanos, indígenas, além dos famosos contos de fadas. Segundo a coordenadora pedagógica do 2º ano EF, prof.ª Milmar Haumm, A culminância reuniu importantes aspectos trabalhados em sala durante o ano. “Estamos tornando visível a educação com o foco na aprendizagem e no desenvolvimento de competências e habilidades. É importante que as famílias experimentem esse novo educar e entendam a importância do processo”.
Durante a 3ª unidade, as turmas estudaram as características dos contos, criando, inclusive, seus próprios desfechos para as histórias apresentadas. Para a professora Aline Silvany, projetos como esse valorizam as crianças. “Elas atuam como protagonistas e mostrar isso para as famílias traz segurança e autonomia”, destacou.
Ao final da culminância, os alunos apresentaram o conto musicado “A Linda Rosa Juvenil” com adereços produzidos durante as estações. A mãe Marjara Monteiro ressaltou a importância da presença das famílias no ambiente escolar. “É uma forma de interagir com o universo dos nossos filhos e de acompanharmos o desenvolvimento deles. Participar dessa culminância foi uma experiência enriquecedora para todos nós”, concluiu.
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram