Menu
Logo do site
Logo do site
04.04.16

Cultura indígena é tema da Gincana Literária do 4º ano EF

Confecção de fantoches e contação de histórias estiveram entre as atividades desenvolvidas

Cultura indígena é tema da Gincana Literária do 4º ano EF

A Gincana Literária 2016 mobilizou os alunos do 4º ano EF durante o primeiro trimestre. O projeto estimulou a leitura, a escrita e a criatividade através do acesso às lendas indígenas e aconteceu em seis etapas, em que os estudantes puderam se expressar através de diferentes linguagens. A última delas foi a “Hora do Conto”, realizada no dia 01/04, que reuniu pais e avós para contação de histórias em sala de aula.

Divididos em equipes, os alunos também fizeram apresentações teatrais e confeccionaram fantoches e desenhos relacionados às lendas estudadas, além de um livreto de receitas que tinham a mandioca como ingrediente principal. “Os alunos interagiram com várias lendas, analisaram os enredos de cada uma e refletiram sobre a cultura dos povos indígenas. É importante destacar que o trabalho em grupo foi um grande aliado neste projeto, uma vez que trabalhamos aspectos importantes como a troca, o respeito ao outro e o ouvir”, ressaltou a professora Ozilene Marques.

Os pais e avós que participaram do momento em sala aprovaram a iniciativa. “Eu vejo de maneira muito positiva, porque acredito que são projetos como esse que aproximam o familiar da escola e ajudam as crianças a entenderem melhor a realidade. Nesse caso, como se deu a formação do Brasil”, destacou o tio Arthur Daltro. “A iniciativa é muito boa e foi de grande proveito estar com as crianças. Quando minha neta me convidou, achei que não ia conseguir por causa da timidez, mas graças a Deus deu tudo certo. Não dá para dizer não a um neto”, completou a avó vieirense Cleópatra Souza.

As crianças também demonstraram nas palavras a alegria com a realização da atividade. “Eu achei muito interessante, pois eu me recordei de várias lendas que já tinha ouvido quando era pequena e conheci algumas novas. Foi muito divertido e eu fiquei muito feliz”, comentou a aluna Maria Laura Pereira. “Eu achei uma honra ter os avós em sala. Foi muito interessante”, concluiu o estudante Raul Afonso Oliveira.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo