Diretor da Rede Jesuíta de Educação reafirma compromisso com formação integral inaciana
Prof. Fernando Guidini fez palestra no Encontro Pedagógico de Abertura do Ano Letivo
Em palestra para a equipe de educadores do Colégio Antônio Vieira, durante o Encontro Pedagógico de Abertura do Ano Letivo, o diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), professor Fernando Guidini, reafirmou o compromisso dos educadores da RJE com a formação integral dos estudantes. Uma educação pautada nos valores inacianos que devem sempre fundamentar, com discernimento, a implantação de práticas pedagógicas que se alinhem com o que há de mais avançado em educação.
“É um movimento constante nas escolas jesuítas em todo o mundo, mas sempre renovando nossos propósitos enquanto rede que se propõe a uma educação cristã, católica e jesuíta. Assim, é importante crivar a nossa criticidade diante das possibilidades do novo, dentro do que somos, do que fazemos e nos propomos como uma rede mundial da Companhia de Jesus, a partir da qual orientamos nossas práticas”, declarou o professor Guidini, ao proferir palestra sobre o tema “O papel do educador em um colégio jesuíta e o seu compromisso com a formação integral”.
O professor Guidini lembrou o compromisso da educação jesuíta para com a transformação e justiça social, destacando pilares fincados em questões como espiritualidade, pobreza no mundo, juventude e o cuidado com a terra. “São os grandes horizontes da missão e Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus”, disse.
ENCANTAMENTO
Após a palestra, o padre Clóvis Cabral, SJ, que é ativista do Movimento Negro Brasileiro e da Pastoral Afro-Brasileira, e educadores que integram o Comitê para Educação Étnico-Racial e de Gênero do Vieira falaram de ações que traduzem os valores atuais da Companhia de Jesus e que são foco das atividades do Articulação Afro na Província do Brasil. Os membros do Conselho Diretivo, por sua vez, deram as boas-vindas a equipe pedagógica, lembrando a importância do papel de cada um, de cada uma, para o sucesso da missão educativa jesuíta. Na Bahia, o Vieira é o único colégio que integra a RJE, composta de 17 unidades educativas em todo o Brasil.
“É um momento único da acolhida de um ano letivo que começa com todos chegando cheio de expectativas, de esperança, de uma caminhada pedagógica educativa, construída, tecida, por todos nós, juntos, com muito diálogo, com muito respeito, com muito companheirismo, sempre na perspectiva do Magis Inaciano que nos inspira e nos impulsiona para mais”, afirmou a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério.
“Assim, o ano se abre com grandes perspectivas, com grandes possibilidades até porque a Educação é sempre um encantamento, é reencantar-se, a cada ano que começamos, pensando no aluno que vai chegar, por onde vamos caminhar, as possibilidades que se abrem, os horizontes que se descortinam”, completou a diretora, reafirmando os votos de boas-vindas ao ano letivo de 2023.
Fotos: Secom/CAV
Leia também
-
21.11.24
História, estilos e como terapia. Música é tema do projeto pedagógico no Tempo Integral do Vieira
Culminância das atividades contou com a presença das famílias em ritmo de aprendizagem e diversão
-
20.11.24
Peça 'Dandara na Terra dos Palmares' é apresentada para colaboradores do Vieira como parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra
Espetáculo que homenageia guerreira quilombola já havia sido exibido para estudantes no mês de agosto
-
20.11.24
Rede Jesuíta de Educação divulga mensagem pelo Dia da Consciência Negra
Diretor-geral do Vieira destaca importância de ações concretas no cotidiano
-
19.11.24
Fundadora do perfil 'O Espelho do Preto', escritora e influenciadora digital Sheyla Bastos é a entrevistada especial no Mês da Consciência Negra
Colaboradora do Colégio Antônio Vieira, Sheyla destaca importância da educação étnico-racial para crianças e adolescentes em casa e na escola