EDUCAR PARA TRANSFORMAR – FIC do Vieira traz aprendizagens de jovens sobre mudanças climáticas
Após atividades interdisciplinares realizadas no ano letivo, estudantes do 8º EF usam a arte para retratar o tema em culminância de projeto
Um dia inteirinho com nada menos que nove espetáculos protagonizados por jovens estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira. Uma série de apresentações que impressionou o público de familiares pela abordagem sensível e crítica sobre uma questão que, de fato, exige urgência de novas posturas da humanidade. Sim, as mudanças climáticas, hoje na pauta das discussões das principais autoridades acadêmicas e políticas mundiais, foram tema da Feira de Informação e Cultura (FIC), na última sexta-feira (8), na culminância do projeto interdisciplinar da série trabalhado durante todo ano letivo.
Os espetáculos mesclaram diversas expressões artísticas para retratar do tema: dança, música, teatro, arte tecnológica, artes visuais e poemas autorais. O resultado: um verdadeiro show que revelou talentos, mas, principalmente, todo o processo formativo fincado no protagonismo dos estudantes na construção de suas aprendizagens, por meio de reflexões, discussões e decisões.
ELES POR ELES
Desde a criação da logomarca – feita pelo Setor de Comunicação do colégio, mas a partir das propostas dos estudantes que sugeriram elementos referentes à natureza, à terra, à sustentabilidade, ao aquecimento global, à reciclagem e ao cuidado com a Casa Comum –, tudo foi fruto do empenho e criatividade dos alunos, após meses de estudo em diversos segmentos a partir do tema central.
“Ao longo do ano letivo, dialogamos sobre as mudanças climáticas, abordando temáticas referentes à saúde humana, desigualdades sociais, biodiversidade, gestão de resíduos, agricultura sustentável, migração e refugiados ambientais, racismo ambiental compromissos e metas locais e globais”, explicou a coordenadora pedagógica, professora Iara Queiroz. Uma das atividades foi a elaboração de um plano de mitigação, listando impactos potenciais, medidas de prevenção, redução de riscos, estratégias e ações.
ESPETÁCULOS CONCORRIDOS
O belo resultado foi prestigiado pelas famílias, em concorridos espetáculos que movimentaram o Vieirão no dia 8. O diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, e o diretor acadêmico, professor Anderson Rafael Souza, elogiaram as produções e destacaram o quanto a proposta pedagógica se alinha com o projeto de formação integral da educação jesuítica, “indo além da excelência da dimensão cognitiva da aprendizagem e contribuindo para formar cidadãos capazes de transformar o mundo, de fazer a diferença”.
O projeto interdisciplinar tinha objetivos pedagógicos pautados no desenvolvimento da cidadania global dos estudantes e, assim foram alcançados, ao buscar: sensibilizar para as causas socioambientais; apresentar e discutir marcos, políticas, pesquisas nacionais e acordos referenciados globalmente que defendem as dimensões social, ambiental, econômica e institucional; refletir sobre os hábitos cotidianos que impactam em causas socioambientais; e, promover ações sustentáveis e práticas efetivas que corroborem com os desafios socioambientais.
Ao final, também feliz com os trabalhos, a orientadora educacional Rosânia Siquara resumiu, criando um trocadilho para a sigla FIC: “As famílias e os nossos alunos saíram em um clima FIC (Felizes com a apresentação; Internalizando as provocações e o Cuidado com a Casa Comum; e Culturalmente extasiados com a grandiosidade do projeto do nosso Colégio”.
Veja mais alguns momentos da FIC 2024!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
21.11.24
História, estilos e como terapia. Música é tema do projeto pedagógico no Tempo Integral do Vieira
Culminância das atividades contou com a presença das famílias em ritmo de aprendizagem e diversão
-
20.11.24
Peça 'Dandara na Terra dos Palmares' é apresentada para colaboradores do Vieira como parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra
Espetáculo que homenageia guerreira quilombola já havia sido exibido para estudantes no mês de agosto
-
20.11.24
Rede Jesuíta de Educação divulga mensagem pelo Dia da Consciência Negra
Diretor-geral do Vieira destaca importância de ações concretas no cotidiano
-
19.11.24
Fundadora do perfil 'O Espelho do Preto', escritora e influenciadora digital Sheyla Bastos é a entrevistada especial no Mês da Consciência Negra
Colaboradora do Colégio Antônio Vieira, Sheyla destaca importância da educação étnico-racial para crianças e adolescentes em casa e na escola