Menu
Logo do site
Logo do site
03.11.20

Em evento do Vieira, Dom Sergio da Rocha ressalta valores cristãos vistos como “novidade” em tempos de pandemia

Arcebispo primaz do Brasil participou de encontro virtual com famílias de catequizandos do Colégio

Em evento do Vieira, Dom Sergio da Rocha ressalta valores cristãos vistos como “novidade” em tempos de pandemia

“Os difíceis tempos de pandemia revelam-se, por outro lado, como uma ocasião para refletir sobre os rumos que damos à vida, seja na comunidade escolar, seja na sociedade como um todo. Temos experimentado uma parada forçada no ritmo frenético que levávamos no dia a dia, fazendo-nos, por outro lado, compreender que não podemos mais continuar em um isolamento, como estávamos acostumados até então, com muitos de nós apenas focados em interesses e projetos pessoais, sem cuidar dos outros e de toda a humanidade”. Com esta declaração, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, fez um alerta para as reflexões que, segundo ele, só agora vêm à tona na análise de muitos especialistas, “mas que, na verdade, retratam valores cristãos, já há milênios pregados por Jesus”, como frisou.

Dom Sergio da Rocha destacou a importância do reconhecimento e valorização dos ensinamentos de Cristo nos tempos atuais, em encontro virtual de formação, promovido pelo Colégio Antônio Vieira, no último dia 27 de outubro, para as famílias dos alunos catequizandos, contando também com a presença de alguns colaboradores. O arcebispo relacionou algumas questões cristãs que também passaram a ser mais notadas pela sociedade com a pandemia, como a valorização da vida e da saúde, a solidariedade com os mais vulneráveis, o cuidado com a família e a Casa Comum (nosso planeta), a dimensão comunitária e a fraternidade sem fronteiras e, também, o resgate da ética e da espiritualidade, entre outras.

“São temas que sempre tiveram presentes no Evangelho e que, até mesmo por conta disso, podemos constatar o quanto a formação da catequese deve ocupar um lugar especial para os alunos e famílias, não devendo se restringir apenas à infância ou adolescência, mas se estendendo para toda a vida”, frisou o arcebispo. Ele conclamou que escola, famílias e Igreja mantenham-se unidas em prol da formação religiosa para crianças e jovens no mundo contemporâneo, incentivando a vivência comunitária no Evangelho.

Dom Sergio da Rocha destacou importância da catequese como formação para toda a vida     

CULTIVANDO SABERES CRISTÃOS

“Temos visto que, lamentavelmente, tornou-se muito comum a privatização da fé, com cada um vivendo a religião a seu modo, sem vínculos com a comunidade eclesial, com casos em que os ensinamentos ficam restritos apenas ao interior das igrejas, quando deveriam de fato, por meio de nós, transbordar para a sociedade”, disse Dom Sergio da Rocha. “Para tanto, é preciso que sejamos os primeiros a cultivar aquilo que a gente quer transmitir”, completou o cardeal, concedendo, ao final da mensagem, uma bênção especial aos participantes.

A família do catequizando Davi, aluno do 5º ano do Ensino Fundamental, foi uma das que participaram do evento com o arcebispo. “Foi um encontro lindo em que Dom Sergio fez colocações muito ricas em relação ao aprendizado cristão que temos tirado nesses temos de pandemia, com palavras que nos acalentam, dando ânimo e calma”, disse a mãe do aluno, a consultora de vendas Iurca Couto.

O catequizando Davi e seus pais, Leandro e Iurca, participaram do encontro virtual com o arcebispo primaz do Brasil, no último dia 27

Em nome de toda a comunidade escolar, a diretora geral do Vieira, professora Mariângela Risério; o assistencial espiritual e reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, padre Emmanuel Araújo, SJ; e o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Colégio (Sorpa), João Ramiro, agradeceram a Dom Sergio da Rocha. “É sempre um momento especial e de muita alegria para nós, enquanto colégio católico, termos esse encontro que já nos marca todo ano, com a presença do arcebispo da nossa Arquidiocese, nosso pastor, para bebermos nessa fonte, reverberando os ensinamentos cristãos nas famílias e na comunidade educativa como um todo”, disse a professora Mariângela. A formação integral, como enfatizou a diretora geral, é dos pilares da Rede Jesuíta de Educação (RJE), da qual faz parte o Vieira.  


Fotos: Catiane Leandro/Arquidiocese de Salvador, Sorpa/CAV e acervo pessoal. 

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo