18.09.24

Encontro de Jovens Transformadores prepara estudantes para desenvolver liderança inaciana

Habilidades foram trabalhadas em dia de formação com grupo de alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Vieira

Conectar, inspirar e mobilizar jovens para desenvolverem habilidades de liderança, voltadas para um mundo mais justo, a partir dos princípios da espiritualidade cristã inaciana. Com esta proposta, a Formação Cristã do Colégio Antônio Vieira, em parceria com o Serviço de Orientação Educacional (SOE), desenvolveu um sábado especial de formação para um grupo de estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental (EF). O Encontro de Jovens Transformadores (EJT), realizado no último dia 14 em diversos espaços de aprendizagem do Vieira, promoveu atividades lúdicas, palestras, debates e dinâmicas diversas, buscando agregar à formação escolar dos estudantes elementos que lhes possibilitem compreender os desafios existentes no Brasil e no mundo.

“O EJT é um encontro que configuramos para que os alunos do 8º e 9º anos possam desenvolver a liderança inaciana e, para isso, oferecemos ferramentas para que eles possam pensar, refletir para que possam ser desafiados a ser luz, a ser sal, em nossa escola, na sociedade, no mundo, transformando as nossas relações”, declarou o pastoralista William Tavares. A maioria dos estudantes participantes foi convidada pela Formação Cristã a inscrever para o evento, a partir do perfil de liderança já revelado em atividades no dia a dia escolar.

A ideia da equipe da Formação Cristã com o EJT é, justamente, proporcionar “um espaço para os primeiros passos de conscientização e aprofundamento sobre questões sociais, ambientais e humanas, alinhadas à proposta educativa jesuítica de promover a formação integral dos jovens para que possam ser protagonistas de sua educação, história e futuro”, como destacaram os pastoralistas.  “Um dia de descontração, reflexão, oração e integração”, resumiram.

ESCUTA ATIVA E DISCERNIMENTO

Durante o evento, “foram trabalhadas questões como liderança inaciana e suas características, incentivando os jovens a internalizarem e praticarem os valores de escuta, discernimento, reflexão e missão de forma concreta e acessível, no sentido de se tornarem líderes mais conscientes e preparados para enfrentar desafios”, como ressaltou a equipe da Formação Cristã. A aluna Helena Furtado, do 9º ano EF, gostou do encontro. “O EJT foi uma experiência única que, com certeza, vai ficar marcada no meu coração. Fiquei muito encantada com cada dinâmica, em que a gente aprendia a ser cada vez mais líder, escutando mais o próximo, entre outros ensinamentos. Foi uma experiência incrível”, declarou.

Confira mais fotos desta formação tão especial!