Logo do site
05.05.23

Escritora Emília Nuñez participa de roda de conversa com crianças do 1º ano EF​

Alunos até se caracterizaram com "cabeças quadradas" numa alusão ao livro da autora, que é ex-aluna do Vieira​

Escritora Emília Nuñez participa de roda de conversa com crianças do 1º ano EF​

Depois de terem lido o livro A Menina da Cabeça Quadrada, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira tiveram, esta semana, a oportunidade de conversar com a autora Emília Nuñez, e perguntar tudo o que elas tinham curiosidade em saber. A obra traz uma história envolvente que, ao mesmo tempo, promove uma reflexão, com muita ludicidade, sobre o uso excessivo de celulares e tablets, além de muitas horas em frente da TV. A escritora é ex-aluna do Vieira.

Para os alunos do matutino, o encontro com Emília Nuñez foi no Auditório Mabel Velloso. No vespertino, o momento especial se deu na Biblioteca do Vieirinha. Em homenagem a escritora, as crianças vieram caracterizadas de “cabeça quadrada”, tornando o bate-papo ainda mais divertido.

CRIAÇÕES INFANTIS

Emília Nuñez também é autora de outras obras infantis: Zumbi.net, A Mini Fashionista, A Banda das Meninas, Da Raiz do Cabelo até a Ponta dos Pés, Brincar de Livro e a Jacarezinha que Mordia, entre outros livros. As crianças aproveitaram bem a oportunidade de estar com a escritora, fazendo perguntas, por exemplo, sobre como a autora descobriu o talento para a escrita. Ela citou que, quando ainda era aluna do Vieira, também criança, escreveu um texto para o Projeto Criações Infantis, cuja edição está disponível na biblioteca do colégio. Foi um dos seus estímulos para ampliar seu gosto pela leitura e escrita. Emília falou um pouco dos outros livros, respondendo também perguntas sobre fontes de inspiração, construção de personagens, mensagens das histórias etc – tudo em uma linguagem de quem sabe como ninguém contar histórias para crianças.

A equipe pedagógica da série, coordenada pela professora Eliana Fonseca, explica que o encontro com a autora marca a culminância de uma sequência didática trabalhada na primeira unidade em que, além de incentivar o gosto pela leitura, também são trabalhadas outras habilidades, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “São promovidas junto às crianças práticas diversificadas de letramento, ampliação da compreensão da realidade, além do estímulo à criatividade, a imaginação e o conhecimento de mundo, como parte de um projeto que potencializa a formação de um leitor crítico e reflexivo”.

Confira mais fotos desse momento tão especial com Emília Nuñez!