Espiritualidade e solidariedade marcam Semana Santa Jovem 2017
As atividades aconteceram em Capim Grosso, Alagoinhas e Mar Grande.
Os alunos do Colégio Antônio Vieira participaram da Semana Santa Jovem 2017 (SSJ), de 14 a 16 de abril, com grupos dividos entre Capim Grosso, Alagoinhas e Mar Grande. Nas atividades propostas pelo Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), os jovens puderam viver uma experiência de espiritualidade e reflexão acerca da Morte e Paixão de Cristo de forma criativa, solidária e intensa. O evento também proporcionou aos estudantes uma oportunidade de aprofundamento da fé cristã através de cuidados com o meio ambiente e experiências comunitárias a serviço do próximo.
Para o coordenador do SORPA, João Ramiro, é através da vivência prática do amor de Deus que os jovens descobrem um novo sentido para as suas vidas. “Ao refletir sobre o mistério da vida de Jesus, os estudantes podem perceber Cristo vive em cada um de nós e, a partir daí, crescerem como cristãos a cada dia”, comentou ele.
Taizé – Alagoinhas
A Semana Santa em Taizé proporcionou aos jovens momentos de oração e reflexão bíblica através de partilha em grupos. Eles também vivenciaram práticas de solidariedade por meio da interação com crianças e jovens da comunidade local.
“Os alunos tiveram a oportunidade de viver o resgate da confiança do coração, que se dá através do silêncio e do encontro com o outro”, destacou a pastoralista Denise Costa. A aluna Maria Vitória Santa contou que durante o evento, dentre tantos outras experiências, pôde conhecer melhor a espiritualidade inaciana. “Minha experiência em Taizé foi única, algo novo e inesquecível”, revelou.
Capim Grosso
Em Capim Grosso, os alunos reviveram a Paixão de Cristo através do contato com a comunidade local e tiveram uma importantes aprendizados sobre solidariedade. Segundo o pastoralista Diniz Monteiro, que acompanhou os alunos durante a experiência naquele município, a mobilização social marca de forma positiva a vida dos participantes. “É fundamental que os jovens possam se inserir na realidade da vida no sertão, porque é dessa forma que eles são tocados e podem, assim, praticar o amor de Jesus Cristo que tomamos como exemplo”, afirmou.
O aluno Túlio Mauadie também viveu a experiência em Capim Grosso e no contato com a comunidade local viveu experiências fortes, que deram a ele novas perspectivas de vida. “O sofrimento daquelas pessoas ganha um novo sentido junto à esperança que eles alimentam”, ressaltou.
Mar Grande
“A SSJ desse ano foi fantástica, porque me proporcionou momentos de espiritualidade e reafirmação da fé muito importantes”, declarou a aluna Mariana Rubackm. Ela fez parte do grupo que foi para Mar Grande e viveu dias inesquecíveis de oração e partilha.
Dentre as muitas experiências fortes de reflexão, eles encenaram e refletiram sobre a caminhada de Jesus Cristo e vivenciaram momentos de fraternidade. “É através da vivência tão próxima desse período que Cristo viveu que os jovens podem fortalecer e entender melhor a sua fé”, falou o pastoralista Rafael Nascimento, que esteve com os jovens vieirenses durante todo o tríduo pascal.
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio