Estudantes buscam desvendar ‘mistério no laboratório’ em atividade de investigação científica
Metodologia ativa marcou início das aulas práticas de iniciação científica para alunos do 7º EF do Vieira

Ao entrarem no laboratório, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira foram surpreendidos com uma cena nada comum: tubos de ensaio quebrados, vidros ou utensílios desordenados, substâncias derramadas nas bancadas, além de anotações com pistas e depoimentos de possíveis “testemunhas” sobre o que teria acontecido. O cenário de “desordem”, na verdade, foi intencionalmente preparado para a aula de tema “O Mistério do Acidente Laboratorial” que marcou, no último dia 13, o início das práticas científicas para a série neste ano letivo de 2025. A metodologia ativa foi adotada pelas professoras de Ciências, Maria Goretti Sousa e Marize Coelho, além do gestor dos laboratórios do colégio, Valmir Lapa.

O objetivo da proposta é desenvolver nos jovens alunos habilidades de investigação científica, observação detalhada e trabalho em equipe, além da aplicação de método científico para resolver uma situação-problema. Os estudantes puderam coletar pistas e analisar as evidências para construir uma resposta-hipótese. Com a aula especial, os professores, por sua vez, apresentaram o conceito de reações químicas, suas características e exemplos simples, permitindo aos alunos compreenderem as transformações químicas. Veja um pouco no vídeo!
REAÇÃO E AÇÃO
“Pensamos em uma atividade para estimular ainda mais o interesse do aluno pela Ciência. O próprio título da atividade já foi escolhido para que eles pudessem já perceber que um cientista trabalha a partir da observação e da investigação científica, avaliando evidências e práticas com reações químicas, para poder comparar se o que aconteceu na atividade poderia ter alguma relação com o que encontraram no laboratório. Tudo com o intuito de fazer com que os estudantes se sintam estimulados com as aulas no laboratório, compreendendo como as experiências também estão correlacionadas com o dia a dia”, explicou a professora Maria Goretti.

O estudante Rafael Lages gostou da forma diferente de aprender sobre Ciências. “Acho legal ver as reações químicas acontecendo. A gente pode ver, realmente e de forma interessante, o que acontece quando duas substâncias diferentes se juntam em um mesmo lugar”. A colega Carina Dias também aprovou a aula especial. “Foi muito interessante vir aqui no laboratório e participar dessa ideia que os professores tiveram. Acho que, com aulas interativas, a gente consegue se envolver mais no assunto que está sendo mostrado e compreender melhor sobre a matéria, sobre Ciências, realizando os experimentos de uma forma mais divertida”, concluiu.
Confira agora mais fotos na galeria!
Imagens: Secom/CAV.
Leia também
-
04.04.25
Educadores do Vieira participam de formações sobre Direito Educacional, Planejamento Estratégico e IA
Eventos, promovidos pela Anec, RJE e o próprio colégio, envolveram Conselho Diretivo, gestores, professores e orientadores educacionais da instituição
-
03.04.25
Osba faz apresentação gratuita neste domingo no Santuário Nossa Senhora de Fátima
Evento marca inicio da programação de abril da Série Manuel Inácio da Costa
-
02.04.25
Crianças vivenciam cultura da infância e aprendem sobre identidade regional em projetos do Vieira
Propostas pedagógicas foram lançadas em contação de história e roda de conversa com especialista nos temas
- 01.04.25 Unidades da RJE participam de lançamento do livro do 8º Concurso de Redação e Arte