Estudantes do Ensino Médio Noturno do Vieira assistem filme e discutem temática do racismo com roteirista Aldri Anunciação
Atividade integra programação do projeto Noites Plurais que promove aprendizagem a partir de produções artístico-culturais
Depois de assistirem a um vídeo da produção teatral O Caminho dos Mascates, discutindo a temática do povo nordestino com a produtora Poliana Bicalho, e tratarem o tema dos conflitos indígenas com a professora Suzane Costa, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), idealizadora do projeto Cartas Indígenas; os estudantes do Ensino Médio Noturno do Colégio Antônio Vieira debateram sobre racismo e democracia, após a exibição do filme Medida Provisória. Em seguida, os jovens alunos tiveram a oportunidade de conversar com o roteirista Aldri Anunciação, que assina o texto da peça “Namíbia, Não!”. A obra inspirou o longa dirigido por Lázaro Ramos, também diretor da peça.
Aldri, que já havia participado também de uma roda de conversa com colaboradores do Vieira, abordou os desafios de tratar o tema do racismo e provocar a sociedade para reflexões por meio do teatro e do cinema. Ele também revelou bastidores do processo de elaboração das cenas. O evento ocorreu no final do mês passado. Confira o vídeo!
NOITES PLURAIS
No caso dos estudantes do Ensino Médio Noturno, a sessão de Medida Provisória e o bate-papo com o roteirista integraram a programação do projeto Noites Plurais que prevê aprendizagem, com aprofundamento nos temas tratados, a partir da apresentação de projetos artístico-culturais. A iniciativa foi implementada este ano para os estudantes do turno, assistidos pelo programa filantrópico desenvolvido no Vieira pela Província dos Jesuítas do Brasil. “Através do projeto, vemos como esses meninos são potência. Eles trazem questionamentos ricos, fazem perguntas, se posicionam”, conta a coordenadora pedagógica, professora Soraia Sousa.
O projeto realmente cativou os estudantes. A aluna Cíntia dos Santos não tinha assistido ao filme no cinema e pôde fazê-lo junto com os colegas, já trabalhando as reflexões e o senso crítico. “Me fez refletir e sentir como as pessoas negras sofrem o preconceito na sociedade, deixando também a marca das lutas vivenciadas na escravidão e história do nosso país. Com Aldri Anunciação, ainda tivemos um momento esclarecedor e empolgante, em que falamos também sobre a construção das cenas e o cuidado de passar o jeitinho brasileiro ser”, disse.
Quem também gostou do momento foi a colega Gabriela Brito. “Tenho convicção que o projeto Noites Plurais tem extrema importância para o nosso repertório sociocultural. O filme Medida Provisória mostra, mesmo que de forma figurada, como funciona o racismo no Brasil. A roda de conversa com Aldri, com toda certeza, foi uma aula para todos nós. Ele respondeu impecavelmente todas as nossas perguntas. Foi incrível!”, declarou.
Veja mais fotos!
Leia também
-
05.02.25
Volta às aulas é marcada por abraços afetuosos, novo Vieirão e expectativas com programa 2025+
Início do ano letivo inaugurou obras de requalificação de espaços de aprendizagem do Vieira e novas ações pedagógicas previstas
-
04.02.25
Vieira reinaugura Passarela das Artes com exposição que celebra 50 anos de carreira de Bel Borba
Artista plástico, que é ex-aluno e pai vieirense, destacou caráter afetivo da mostra
- 22.01.25 Vieira promove primeiras reuniões de pais e educadores de 2025. Veja a programação por série!
-
17.01.25
Saiba tudo sobre a volta às aulas no Vieira
Tire aqui suas dúvidas e comece bem o ano letivo de 2025