Estudantes do Vieira participam da Olimpíada Canguru de Matemática 2022
Provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de março no formato on-line apenas para alunos do 3º ano EF à 3ª série EM
Todos os estudantes do Colégio Antônio Vieira do 3º ano do Ensino Fundamental (EF) à 3ª série do Ensino Médio (EM) já estão inscritos para participar da edição 2022 da Olimpíada Canguru de Matemática, maior competição da disciplina no mundo. O evento, a ser realizado nas próximas quinta e sexta-feira (24 e 25 de março), é promovido pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières -AKSF) em mais de 80 países. Só no Brasil, são cerca de 3 mil escolas participantes, dentre elas, o Vieira. Na edição do ano passado, 108 alunos do colégio foram premiados entre os melhores do País.
TREINE!
Conforme explica a professora Lívia Cardoso, coordenadora do Departamento de Matemática do Vieira, a participação na Olimpíada Canguru não é obrigatória e nem interfere nas avaliações da escola. “Mas é sempre significativo poder participar de uma competição internacional que, na prática, representa um grande salto no conhecimento”, diz a professora. Ela recomenda que os estudantes façam previamente os “Kango Treinos”, uma simulação das provas. O link para os treinos já foi disponibilizado na plataforma AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem de cada série, podendo ser acessado também diretamente no site oficial da Olimpíada Canguru.
MEDALHAS
As senhas que dão acesso aos alunos às provas e todas as orientações para participar da Olimpíada já foram enviadas às famílias por e-mail, “devendo ser testadas, a partir desta segunda-feira (21), antes da realização dos exames”, como ressalta a professora Lívia. A competição será nos dias 24 e 25 de março (quinta e sexta-feira). O aluno deve escolher um desses dias para fazer a prova. No dia escolhido, portanto, basta acessar o sistema, usando o usuário e senha informados por e-mail, para ter acesso ao caderno de questões.
São disponibilizados seis níveis de provas, conforme a série, com tempo máximo de 1 hora e 40 minutos para responder as questões. A plataforma do Concurso Canguru de Matemática fará a correção das provas, prevendo divulgar, no dia 17 de maio, a relação dos estudantes premiados em todo o Brasil. Os 10% melhores alunos de cada instituição participante terão direito a medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito, conforme notas de corte.
ORIGEM
No início dos anos 80, Peter O’Halloran, um professor de Matemática em Sydney, na Austrália, elaborou uma prova digital que passou a ser resolvida por milhares de alunos, simultaneamente. Anos depois, em 1991, dois professores franceses, André Deledicq e Jean Pierre Boudine, decidiram iniciar o concurso na França e, em homenagem ao colega australiano, deram-lhe o nome de “Kangourou”.
Hoje, o concurso é organizado pela Canguru sem Fronteiras, uma associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Um seleto grupo de professores sempre se reúne para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos mais diversos países. A finalidade da instituição é promover a divulgação da ciência dos números com várias ações, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de estudantes em todo o mundo.
Ilustração: Canguru de Matemática Brasil
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica