Menu
Logo do site
Logo do site
01.11.22

Estudantes do Vieira participam de Encontro de Formação Integral no Rio Grande do Sul

Seis alunos do Ensino Médio representaram o colégio no evento promovido pela Rede Jesuíta de Educação

Estudantes do Vieira participam de Encontro de Formação Integral no Rio Grande do Sul

Seis estudantes do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira participaram este mês do Encontro de Formação Integral (EFI), promovido pela Rede Jesuíta de Educação (RJE) em Vila Oliva, no Rio Grande do Sul. Os alunos foram escolhidos com base nas avaliações do Serviço de Orientação Educacional (SOE), do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa) e da Coordenação Pedagógica (Secop). Nesta segunda-feira (31), eles foram recebidos pela diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, para falar da experiência.

Como o nome do evento já diz, o objetivo do EFI é ampliar a formação integral dos estudantes da RJE, a partir de experiências no âmbito afetivo, do autoconhecimento, além de sociopolítico e espiritual. As atividades têm como inspiração a conversão de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. 

Estudantes que participaram do 5º EFI contaram sobre a experiência para a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério

SEMPRE PRESENTE 

Esta é a quinta edição do evento, sendo que o Vieira sempre teve representantes. Em 2018 e 2019, o encontro foi realizado na Bahia, na Casa de Retiro São José, em Mar Grande. A edição de 2022, realizada de 3 a 12 de outubro, ainda contou com a participação de dois ex-alunos do Vieira, que atuaram como monitores: Daniel Araújo e Osvaldo Navarro. “Toda a nossa comitiva teve uma experiência muito proveitosa e única. Sei que todos ainda estão reverberando tudo o que viveram lá”, diz a colaboradora Mariana Ruback (SOE), que acompanhou os estudantes no EFI.

Para entender um pouco mais do que representou o EFI, confira depoimentos dos estudantes:


Mariana Oliveira (1ªEM noturno)

“Gostei muito de participar do EFI. Foi uma experiência única que, com toda certeza, irei levar para a minha vida. No EFI, eu me conheci mais e todas as dinâmicas e pessoas de vários estados da Rede Jesuíta que estavam lá fizeram parte da minha história nesses dez dias e estarão sempre em minhas memórias. Essa experiência acrescentou muito em minha vida”.

Ana Clara Bispo (2ªEM)

“O V Encontro de Formação Integral foi uma experiência inigualável e tão enriquecedora que vou levar pra toda a minha vida, não só acadêmica, mas pessoal, interpessoal e espiritual. Durante os ricos dias do encontro, foram momentos incríveis com pessoas de todos os cantos do país, onde pude aprender um pouco mais sobre ser com e para os outros. Fiz amigos incríveis, compartilhei experiências de vida, ideias, sonhos e projetos, além de diversos abraços e todo o carinho que fizeram parte desse processo de aprendizado e quero pôr em prática no colégio e na vida. O que aprendemos lá não se restringe a livros ou aos limites de algumas áreas do conhecimento, mas se estende para todas as esferas da vida, de maneira que fomos expostos a diferentes contextos e reflexões que nos ajudam a ‘ver Cristo em todas as coisas e todas as coisas em Cristo’, tendo assim um olhar cuidadoso pra mim mesma e para todo o mundo”.

Maria Eduarda Barbosa (1ªEM)

“O EFI foi além da minha expectativa: conhecer pessoas de cidades e estados diferentes e compartilhar um pouquinho da minha vida foi surreal! Esses dias foram de aprendizado, conhecimento e convivência, sem falar das atividades que, tenho certeza, acrescentaram muito à minha trajetória. E o que restou foram saudades, orgulho e admiração por todas as pessoas que estiveram comigo durante esse período e por toda essa caminhada. Uma experiência que ficará marcada na minha vida”.

Pedro Wanderley (1ªEM)

“O EFI foi uma das melhores experiências da minha vida. Me tornei uma pessoa mais responsável, mais madura e pude trabalhar valores e ensinamentos para poder praticar mais no nosso dia a dia. Também pude conhecer novas pessoas e novas culturas e, com certeza, irei levar todos os ensinamentos, todas as dinâmicas e propostas vividas nesses dez dias para o resto da minha vida.”

Maria Flor Sampaio (1ªEM)

“Sem sombra de dúvidas, o EFI foi uma das melhores experiências que vivi em minha vida. Foi um período importantíssimo para o desenvolvimento de minha perspectiva de vida como cidadã brasileira e global, em que pude repensar sobre minhas atitudes e refletir sobre essa realidade conturbada em que vivemos na sociedade. Pude também estreitar meus laços espirituais e intensificar minha jornada de autoconhecimento. Além disso, essas dinâmicas não seriam as mesmas sem as pessoas, melhor dizendo, as amizades que fiz nessa caminhada. Um evento que nos ‘reconectou’ à vida, em meio a rotina tão intensa no dia a dia”.

Giovana Ruback (1ªEM)

“Minha experiência no EFI foi simplesmente de outro mundo. Lá, conheci pessoas de estados, culturas e hábitos muito diferentes dos meus. Porém, isso de forma alguma impediu a formação de laços entre nós que não podem ser quebrados, mesmo com as centenas de quilômetros que hoje nos separam. Fora isso, sinto que lá não tive só a oportunidade de conhecer novas pessoas, mas também conhecer um pedacinho a mais de mim mesma a cada dia que se passava na experiência. O EFI foi algo extremamente enriquecedor para as minhas concepções da vida e do meu papel na sociedade e, com certeza, algo que eu nunca vou esquecer”.


Fotos: SOE/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo