Estudantes fazem leitura crítica e instalação baseada no clássico ‘Os Miseráveis’, de Vitor Hugo
Atividades foram desenvolvidas por alunos do Colégio Antônio Vieira, integrando as aprendizagens em quatro disciplinas
Um clássico da literatura mundial, o livro Os Miseráveis (Les Misérables), de Vitor Hugo, destaca-se pela narrativa envolvente, ao mesmo tempo em que estimula a consciência crítica do leitor, a respeito de todo tipo de injustiça humana. A obra inspirou estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (EF) do Colégio Antônio Vieira a expressar as aprendizagens em Língua Portuguesa, Redação, Arte e Ensino Religioso, por meio de uma instalação artística no Pátio Centenário do Vieirão, onde circulam alunos do 8º ano EF à 3ª do Ensino Médio. O objetivo foi provocar reflexões entre outros jovens.
O livro, originalmente publicado na França em 1862, foi adaptado para o cinema e outras mídias, contando a história de Jean Valjean ― o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão. O romance emblemático descreve, assim, a vida das pessoas pobres na Paris provincial do século XIX, retratando a desigualdade social e a miséria decorrente, além de conflitos na relação entre a sociedade e o Estado.
DIÁLOGO COM A CONTEMPORANEIDADE
“Todas as discussões propostas para a realização desse trabalho, envolvendo as quatro disciplinas, perpassaram a leitura crítica da obra e sua relação com a realidade e a contemporaneidade. Dessa maneira, a produção da instalação artística respondeu ao propósito maior de estabelecer diálogos e interdiscursividades com o texto literário, sem perder de vista o papel questionador e transformador que a literatura, enquanto linguagem e expressão artística, ocupa na sociedade”, declarou a coordenadora pedagógica da série, Isabel Cezimbra.
“FILHOS DA MESMA AGONIA”
“Achei o projeto Filhos da Mesma Agonia muito interessante tanto para o meu desenvolvimento como aluno na escola, tanto como pessoa, porque aborda temas importantes para a gente aprender e saber que são ainda muito presentes na sociedade, como desigualdade social, fome, preconceito, a pobreza”, disse a estudante Luís Felipe Malaquias, completando: “Gostei também da montagem da instalação e de todo o processo criativo, porque a gente teve que nos aprofundar bastante no assunto e exercitar a mente”.
A colega Yasmin Furtado também gostou da atividade. “Foi um projeto muito legal porque aborda temas bem presentes: a desigualdade social, a fome, a miséria. E isso já acontece há anos, tanto que o livro ‘Os Miseráveis’ retrata o período da Revolução Francesa. A obra nos faz pensar muito sobre a relação com tudo no mundo hoje. Para poder ter uma produção criativa do estande, a gente precisou fazer croquis bem críticos, exercitando mesmo nosso pensamento crítico”, concluiu.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
26.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
24.12.24
Província dos Jesuítas do Brasil traz mensagem de Natal em vídeo. Assista!
Assistente espiritual do Vieira e reitor do Santuário N. Sra de Fátima participa, representando comunidade educativa
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica