Familiares, alunos e funcionários prestam homenagens à profª Anilene
Um mês após o falecimento da profª Anilene dos Santos Farias, seus familiares, alunos, pais e funcionários do Vieira se reuniram para prestar homenagens a ela na manhã do dia 17/07.
Um mês após o falecimento da profª Anilene dos Santos Farias, seus familiares, alunos, pais e funcionários do Vieira se reuniram para prestar homenagens a ela na manhã do dia 17/07. O Pe. Leonel Gomes, SJ presidiu a Missa na capela do Vieirinha, destacando a importância do papel de Anilene para a formação das crianças.
Em seguida, todos se deslocaram para o jardim, onde ocorreu o plantio de flores em um canteiro feito especialmente para homenageá-la. Um placa foi colocada no local com a seguinte frase elaborada pelos alunos da turma que ela lecionava: “Pró Anilene, você nos ensinou que a vida é linda como as flores”.Leia abaixo a carta da diretora geral, profª Mariângela Risério.
Carta aberta pela Paz
Um mês sem Anilene. A beleza de um sonho, de uma vida destruída pela crueldade da violência. Lembro-me da nossa última conversa, quando ela partilhava seus sonhos, sua alegria como educadora e suas aprendizagens. Seu sorriso e seu encantamento pela educação acabaram sem despedidas, sem aviso, sem preparação para convivermos com a sua ausência. Sentimentos de dor e de perplexidade invadiram a todos nós do Colégio Antônio Vieira, mas não adianta ficarmos apenas nas lamentações. Não queremos o esquecimento.
Precisamos da memória pessoal e coletiva para ressignificar a esperança, para sustentar a crença de que outro mundo é possível. Como dizia São Paulo, “não vos conformeis com este mundo” (Rm.12,2). Precisamos não nos acomodar, não nos deixar dominar pela ’banalidade do mal’. A vida de Anilene não foi em vão. Uma vida cheia de sentido, de significado. Uma vida que transformou tantas outras através da educação.
Desejamos que a morte de uma pessoa tão especial como Anilene contribua para as mudanças que queremos ver em nosso país. Que o Brasil se torne um país de justiça, vida digna e educação para todos. Com uma educação que prime pela humanização, que resgate a beleza do ser humano. Sabemos que esse horizonte está distante, mas, como diz o poeta Thiago de Mello, ”faz escuro mas eu canto, porque a manhã vai chegar”.
Para manter viva a nossa esperança, após a Missa de trigésimo dia celebrada na capela do Vieirinha, plantamos, junto com os alunos da turma em que ela lecionou, um canteiro de flores. Essa é uma homenagem a Anilene e é também um sinal de vida e ressurreição, que ficará marcado em nosso colégio e nos corações de todos nós que convivemos com ela.
Profª Mariângela Risério
Diretora Geral do Colégio Antônio Vieira
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio