Famílias de estudantes participam de mostra das atividades do Projeto Criançando
Visita marcou a culminância da proposta pedagógica especialmente desenvolvida pelo Vieira para as crianças do 1º ano EF

Aprender brincando faz que com a criança ganhe estímulo extra para a descoberta de novos conhecimentos, sentindo-se mais à vontade e acolhida em uma nova escola. É por isso que a equipe pedagógica do Colégio Antônio Vieira desenvolveu o Projeto Criançando para os pequenos – e já grandes aprendizes – estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, os “caçulinhas” do Vieira que ingressam no colégio logo após a conclusão do Ensino Infantil. Esta semana, os pais, mães e responsáveis pelos estudantes da série foram convidados a assistir e participar das oficinas musicais do projeto – coordenada pela professora Letícia Lopes (foto acima) – , além de conferir uma mostra dos desenhos e outras atividades feitas pelos alunos, podendo interagir com eles e conhecer ainda mais sobre o cotidiano de suas aprendizagens no espaço escolar.
“Foi um momento sensacional de um projeto muito criativo e interativo em que as crianças se soltaram, mostrando tudo de bom que a escola tem trazido para o desenvolvimento delas”, declarou Andréa Araújo, mãe do aluno João Lucas. Ela e o marido estiveram no Vieira, no último dia 29 de maio, para a culminância do Projeto Criançando.

Pautada na valorização da cultura da infância, a proposta pedagógica do Vieira considera a importância do brincar, “a partir de atividades que permitem à criança questionar, pesquisar, criar, recriar, experimentar, brincar e reinventar”, como destaca a equipe de professores da série, sob a coordenação da professora Eliana Fonseca. As atividades do Projeto Criançando são desenvolvidas logo na primeira unidade, para também permitir uma maior interação dos novos alunos com a escola e os amigos da turma.
BRINCANDO E SE DESENVOLVENDO
Este ano, por meio das brincadeiras, uso e construção de brinquedos, “as crianças reelaboraram situações, enfrentaram desafios, resolveram conflitos, levantaram hipóteses, criaram estratégias e desenvolveram o raciocínio e a criatividade”, conta a equipe pedagógica. Elas participaram ainda de atividades especiais, como uma oficina de brinquedos reciclados, no Steam Lab no Vieirinha.

Outro momento marcante foi o bate-papo sobre brincadeiras e brinquedos com a profa. Sálua Chequer, uma referência em cultura regional e da infância. Na oportunidade, os artistas Cássio Costa e Waldemir Ornellas mostraram alguns brinquedos que eles produzem com materiais recicláveis, doando para instituições que assistem a crianças em situação de vulnerabilidade social. Os artistas também integram a equipe de colaboradores do Vieira.
As atividades expressaram habilidades das crianças, a partir dos objetivos específicos do projeto, como:
· Desenvolver a oralidade, a criatividade e o espírito de pesquisador.
· Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.
· Conhecer algumas brincadeiras e brinquedos que fazem parte de nosso repertório cultural nacional.
· Exercitar a criatividade por meio de construção de brinquedos e brincadeiras.
· Apropriar-se de procedimentos de jogos e brincadeiras.
· Trabalhar com músicas, dinâmicas e brincadeiras que envolvam os números.
· Vivenciar situações reais em jogos e brincadeiras.
· Brincadeiras com o corpo, corda e outros materiais.
Intencionalidades pedagógicas à parte, as crianças não escondem que gostaram mesmo de aprender se divertindo, bem do jeitinho que elas mais gostam: brincando muito!
Confira em mais esses registros do Criançando!
Fotos: Secop e Secom/CAV.
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram