Menu
Logo do site
Logo do site
03.05.16

Feira Literária 2016 discute formação de novos leitores

Evento trouxe uma série de atividades, tendo como tema principal a mitologia grega

Feira Literária 2016 discute formação de novos leitores

Uma oportunidade única para viajar no mundo da mitologia grega e formar novos leitores. A Feira Literária 2016, realizada no Vieirinha, reuniu alunos do 1º ao 7º anos EF, contando com uma programação variada, que envolveu diversos encontros com autores, apresentações artísticas, exposições, assim como uma série de outras atividades, entre os dias 26 e 28 de abril.

A bibliotecária e coordenadora da Feira Literária, Suzana Lebre, destacou que o objetivo principal ao recontar histórias da mitologia grega foi relembrar as narrativas encontradas na obra de Monteiro Lobato. “As histórias e personagens dessa mitologia estão descritas nas obras do autor no final da década de 1930, em: ‘O Pica-pau Amarelo, O Minotauro e Os Doze Trabalhos de Hércules’”, afirmou.

Suzana ressalta que as narrativas foram recontadas de maneira simples, buscando despertar a curiosidade e o interesse dos leitores sobre o tema, como vem sendo feito durante a atividade “Hora do Conto”, realizada semanalmente na Biblioteca Pe. Gino Raísa. “Os contos possuem características relacionadas ao ‘fantástico’ e ao ’maravilhoso’, elementos que são sempre evocados para despertar o interessante das crianças pela leitura”, destacou ela.

A atriz Suzana Turíbio participou da abertura da Feira Literária com o seu projeto ‘Histórias Viajantes’, abordando a Caixa de Pandora. “Sempre quis ter a oportunidade de trabalhar a mitologia grega e fiquei muito feliz pelo convite do Vieira. A criança se sente muito atraída pela realidade fantástica e a mitologia proporciona esse fascínio. São muitas histórias e vertentes, que mexem muito com a fantasia”, explicou.

A aluna Beatriz Figueiredo aproveitou vários momentos do evento. “Eu gostei da Feira Literária, pois pude comprar livros mais baratos. Ler faz com que a gente possa se entreter mais e sair dos aplicativos”, afirmou ela. “Adorei os livros e as curiosidades que eles trazem, principalmente o livro ‘Corpo Humano’, porque quero ser médico assim como meu pai”, disse o estudante João Kussá.

Autores em ação

Para os diversos autores que participaram da Feira Literária, a interação com os alunos fez com que as crianças percebessem o processo criativo por uma outra perspectiva. “Eles participam muito, dando uma resposta muito boa. Outro ponto importante é fazer com que os estudantes entendam o processo de construção do livro para observar os valores que estão ‘por trás das letras’, fazendo a leitura mais proveitosa por conta disso”, destacou o escritor Pablo Maurutto, que utilizou as canções feitas para os seus personagens durante o encontro.

A escritora Mabel Velloso acredita que o encontro tem uma grande importância no despertar do aluno para a leitura. “Precisamos fazer com que os adultos se estimulem a criar o hábito de contar histórias para as crianças. Isso é fundamental para a formação de novos leitores, em um contexto em que a televisão e outras mídias têm tanta presença no cotidiano”, complementou.

O escritor e cartunistaLuis Augusto, autor da famosa tirinha ‘Fala Menino’, acredita que o mais importante no diálogo com os alunos é a chance de se discutir o empoderamento da juventude. “Precisamos acreditar que é preciso criar formas diferentes de sociedade, discutindo novas possibilidades de transformação. Eu tenho muita responsabilidade no meu trabalho e muito orgulho de ter acesso a esse público”, pontuou ele.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo