Logo do site
11.10.24

Filme que narra a descoberta da vocação do escritor Jorge Amado no Vieira é selecionado para festival internacional de cinema

Curta é primeiro da série que homenageia ex-alunos ilustres do colégio

O curta-metragem Grapiúna, que conta a história da descoberta da vocação do escritor Jorge Amado ainda quando era aluno do Colégio Antônio Vieira, em Salvador, foi selecionado para participar do Lift-Off Global Network – uma série de festivais internacionais de cinema de produtoras independentes. “Grapiúna” foi a primeira produção da série Tempo de Vieira, que traz a trajetória de ex-alunos ilustres do colégio. A obra é assinada pela produtora Borrodá Filmes, do jornalista Eduardo Oliveira.

O filme baiano participa da versão on-line do evento, devendo ser avaliado por júri técnico e também popular por duas semanas na plataforma do evento, podendo ser indicado para os festivais do grupo realizados em grandes metrópoles mundiais, como Los Angeles, Nova Iorque, Berlim, Paris e Tóquio. O curta foi lançado em março deste ano, no aniversário de 113 anos do colégio, sendo exibido para estudantes e famílias da comunidade escolar, como forma de mostrar aos atuais jovens alunos que, assim como Jorge e outros tantos que fazem sucesso em suas carreiras, eles também têm potencial para realizar seus projetos de vida.

EDUCAÇÃO PARA TRANSFORMAR

A produção traz um trecho do livro “O Menino Grapiúna”, com um relato do próprio Jorge Amado (interpretado pelo ator mirim Caio José) sobre como descobriu o talento para a escrita. Na época, um professor jesuíta do Vieira, um visionário interpretado por Jarbas Oliveira, logo percebeu que ele seria um grande escritor. Conhecido internacionalmente, com livros traduzidos em dezenas de idiomas, o saudoso Jorge Amado é hoje inspiração para os estudantes do colégio centenário que se renova, ano após ano, mantendo-se como referência de qualidade educativa na Bahia.

“É motivo de muita alegria e orgulho para nós ver o Colégio Antônio Vieira citado no livro do Jorge Amado indicando o reconhecimento da influência da educação jesuítica e do ambiente de aprendizagem em sua formação humana e intelectual. Hoje, ele também inspira nossos estudantes, incentivando-os a valorizar a cultura e a desenvolver um senso crítico sobre as questões sociais que o escritor tão brilhantemente abordou em suas obras”, declarou o diretor-geral do Vieira, professor Sérgio Silveira, feliz com a indicação do curta para a participação no festival Lift-Off Global Network.

Assista agora!