Inovação e Formação Docente
A experiência do Vieira para ampliar o diálogo entre a Pedagogia Inaciana e importantes temáticas do contemporâneo
Por José Teixeira Neto (Zelão)*
Compreendemos formação como processos mobilizadores que provocam nossos repertórios de vida, de interações sociais, de saberes e conhecimento plasmados durante nossas itinerâncias pessoais e profissionais. Antes de tudo, docentes são seres existindo, cidadãos e cidadãs atuando no social, em suas famílias, em seus grupos de convivência, portanto com conhecimentos que vão muito mais além de habilitação e regulação disciplinares, de certificação para atuar como professor(a) de uma determinada disciplina. Sua qualificação passa por competências e habilidades que demonstram um universo mais amplo
e complexo do que transmissor de conhecimentos.
Nessa perspectiva, o Colégio Antônio Vieira tem promovido formação continuada de suas equipes pedagógicas nos diferentes segmentos formativos, concebendo-as não só como ensinantes, mas como aprendentes; docentes sensibilizados para as múltiplas inteligências nos âmbitos cognitivo e emocional. Educadores(as) problematizadores(as) reflexivos e autores de suas práticas, trazendo o que já consideram ações inovadoras para diálogos com outras novas metodologias em novas configurações de espaço/tempo escolares, onde insurgem protagonismos de novas infâncias e juventudes.
Nos últimos anos, nossas equipes interagiram com temas formativos, estabelecendo diálogos profundos entre a Pedagogia Inaciana e o contemporâneo. Discutimos sobre currículo, avaliação, interdisciplinaridade, formação integral, inovação em educação, infâncias e juventudes contemporâneas, metodologias ativas, participativas em contexto híbrido, multimodal, pervasivo e ubíquo, gameficação, entre outros. No ano de 2018, a formação docente foi realizada com a chancela da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que pertence à Rede Jesuíta de Educação, e teve como foco as metodologias ativas.
Seguiremos interagindo com temas que ampliarão e alterarão nossos repertórios e práticas para a formação integral. Inovação está implicada com a formação docente, possibilitando outros tantos novos olhares para pautas e práticas formativas que promovam emancipacionismo.
*José Teixeira Neto é doutor em Educação, historiador e articulador pedagógico do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira
Leia também
-
21.12.24
Vieira entra em recesso natalino até dia 2. Santuário segue com missas de final de ano. Confira horários!
Comunidade escolar tem participado de celebrações especiais desde antes do encerramento do ano letivo
-
20.12.24
Responsável por 2 dos 3 primeiros lugares nas aprovações no Enem no Brasil, SAS é adotado para todo Ensino Médio no Vieira
Sistema integra conjunto de ações do programa Vieira 2025+ de forma alinhada aos princípios da educação jesuítica
-
20.12.24
Vídeo com mensagem de fim de ano do Prof. Guidini abre edição especial do Informe RJE
Publicação reúne fatos mais marcantes do ano em que se comemorou os dez anos de constituição da Rede
-
19.12.24
Vieira reúne colaboradores em Natal com Setores
Missa especial também será celebrada para equipe de trabalhadores do colégio