Inspirados em Da Vinci, alunos do Vieira aprendem sobre Matemática e Arte em ação de codocência
Artista renascentista usava cálculos matemáticos e a proporção áurea na produção de suas obras
O que o famoso quadro da Mona Lisa, exposto no Museu do Louvre, localizado em Paris, na França, tem a ver com as aulas de Matemática no Colégio Antônio Vieira, em Salvador, na Bahia? Tudo! Isso mesmo: um projeto de codocência, batizado de “Reconstruindo Da Vinci”, reuniu, este mês, os professores das disciplinas Arte e Matemática, potencializando as aprendizagens de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental nas duas disciplinas.
O famoso artista renascentista Leonardo Da Vinci – considerado um dos maiores pintores da história e autor da obra Mona Lisa, entre outras tantas célebres – foi também um grande expoente da matemática. Na verdade, ele é considerado um gênio, tendo também se projetado como cientista, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico e, claro, matemático. Ele usava a matemática para suas invenções (como protótipos de um helicóptero e do paraquedas, uso da energia solar, calculadora etc.) e outros projetos nas demais áreas do conhecimento, inclusive na Arte, tornando uma das grandes expressões do Renascimento: movimento que valoriza o protagonismo do homem e das Ciências.
PROPORÇÃO ÁUREA
“No caso de Da Vinci, ele usava muitos cálculos matemáticos e o número de ouro, a proporção áurea, para fazer proporções humanas em sua obra, por exemplo”, explica a professora de Arte, Lívia Ayres. Ela atuou em conjunto com as professoras de Matemática, Carmem Maia e Lívia Cardoso, estimulando os estudantes a usarem os conhecimentos matemáticos para compreenderem melhor a riqueza da contribuição de Da Vinci para a Arte e para as Ciências. Os estudos foram desenvolvidos em três etapas: pesquisa sobre o artista e inspiração na natureza; legado e impacto na sociedade; e, o uso prático da técnica, inspirada em Da Vinci e seus cálculos matemáticos, para a produções artísticas pelos alunos e até mesmo para escreverem de forma invertida, como o gênio, e ainda para o efeito de envelhecimento do papel.
O aluno Lucas Benício Valverde gostou da atividade em codocência. “Proporcionou à gente entender como a matemática está presente em várias áreas do conhecimento da nossa vida, assim como foi presente para os artistas renascentistas e, principalmente, Leonardo Da Vinci. Ele utilizava a matemática para construir sua arte com maior perfeição. Então, foi uma experiência que ampliou nosso conhecimento, permitindo aprender mais sobre a proporção áurea, as proporções do nosso corpo também, compreendendo mais sobre esse período da história e sobre o artista”, declarou.
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica