Menu
Logo do site
Logo do site
09.11.22

Integrantes de comitê do Vieira participam de 1º Encontro Nacional da Articulação Afro Brasil SJ

No evento foram discutidas propostas para construção coletiva de ações antirracista nas obras da Companhia de Jesus

Integrantes de comitê do Vieira participam de 1º Encontro Nacional da Articulação Afro Brasil SJ

Dois representantes do Colégio Antônio Vieira, que também integram na instituição o Comitê para Educação Étnico-Racial e de Gênero, participaram, no último mês de outubro, do 1º Encontro Nacional Afro Brasil SJ, no Ceará. Realizado na sede do Centro Magis Inaciano de Juventude (CIJ), o evento foi considerado um marco histórico, dentro da Província dos Jesuítas do Brasil, para novos avanços na construção coletiva de ações antirracistas nas obras da Companhia de Jesus. 

No encontro, a coordenadora do comitê do Vieira, a orientadora educacional Camila Portugal, e o pastoralista Rafael Nascimento falaram também sobre vivências pessoais e ações realizadas no colégio. Na oportunidade, eles convidaram a Profa. Dra. Valdenice José Raimundo, pró-reitora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e que integra a Articulação Afro Brasil SJ, para conceder uma entrevista exclusiva para o site do Vieira, a ser publicada agora em novembro, Mês da Consciência Negra. “Essa foi uma ideia ventilada pelo nosso comitê pelo fato de a professora Valdenice integrar a Articulação e também uma universidade católica, atuando a partir de uma identidade da Companhia de Jesus”, explicou Camila. 

RODA DE CONVERSA

Durante o encontro no Ceará, foram apresentadas algumas das ações já lideradas pela Articulação dentro e fora da Província. A roda de conversa on-line e presencial sobre “A População Negra no Brasil Hoje”, com o professor Jandson Ferreira da Silva, do curso de Psicologia da Uninassau, de Fortaleza, foi outro momento marcante.  

“Sabemos que a experiência do reconhecimento é perpassada por inúmeros desafios. Também sabemos que a construção de uma identidade negra positiva é um percurso a ser feito de maneira coletiva. Como Articulação Afro Brasil SJ queremos continuar o movimento permanente de aceitação e resistência. (…) Lutamos por uma sociedade mais justa, antirracista e democrática”, destacaram os organizadores do evento.

Foto: OLMA

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo