Jovens estudantes revelam potencial científico na 27ª edição da Expociência do Vieira
Qualidade dos trabalhos e critérios técnicos adotados impressionaram os visitantes da mostra que já virou uma tradição no colégio
Acreditar no amanhã a partir do potencial revelado pela juventude hoje. Esta é a sensação que se tem ao caminhar pelos estandes da Expociência do Colégio Antônio Vieira. A 27ª edição, envolvendo os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) ao Ensino Médio, diurno e noturno, foi realizada nos dias 12 e 14 últimos, com apresentação de projetos científicos pelos jovens alunos. A qualidade e os critérios técnicos adotados impressionaram os visitantes, principalmente ao se considerar que os promissores cientistas ainda estão cursando a Educação Básica. O evento também contou, no início do mês, com uma versão para as crianças: a Expociência Vieirinha, já na 5ª edição. No colégio, as ações de iniciação científica desenvolvem-se desde as séries iniciais.
Na chamada “Expociência Vieirão” foram apresentados mais de 170 projetos, expondo, a partir de elementos científicos, questões da atualidade ou que projetam avanços para o futuro da humanidade. “A energia nuclear e a revolução dos combustíveis para foguetes”, “Propulsão iônica”, “Hidrostática”, “Pelos de rã e tilápia no tratamento de queimaduras”; “Velocidade de escape e raios de luz tangentes ao buraco negro”; “Interface homem máquina”; “Gastronomia molecular”, “Inteligência artificial na medicina e outras áreas” foram alguns dos temas apresentados pelos estudantes do 9º ano EF ao Ensino Médio, diurno e noturno, no dia 14. Na relação, ainda constaram assuntos como: “Os impactos positivos e negativos das tecnologias digitais”; “Como as cores afetam o psicológico das pessoas”; “Bioplásticos e a pauta ambiental”; “A energia produzida pelas algas marinhas”; e até mesmo a “Análise morfológica das plantas do Bosque do Vieira”, entre outros.
“É uma mostra de ciências que é sempre muito atual, que está sempre se inovando com projetos cada vez melhores, permitindo a gente aprender muito com o nosso próprio projeto e com as apresentações dos colegas que também oferecem conhecimentos valiosos”, disse o estudante Joel Trindade. Ele integrou a equipe que apresentou o projeto de tema “Viagem espacial a Marte: a energia nuclear e a revolução dos combustíveis para foguetes”. Da viagem ao espaço, ao fundo do mar ou mesmo ao interior do corpo humano, todos os assuntos e apresentações chamavam a atenção das famílias visitantes quanto ao nível elevado dos trabalhos e o comprometimento dos jovens, inclusive da equipe que atuou no staff.
CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA
Entre os destaques também estavam as equipes que expuseram cientificamente os malefícios dos cigarros eletrônicos e, em geral, das drogas lícitas e ilícitas, tema que vem preocupando os especialistas, diante do avanço do uso dos “vapes” e pods” entre jovens de todo o mundo. “É importante fazermos este alerta aqui na escola, também por meio da Expociência, explicando, de colega para outro colega, a partir de dados científicos, ampliando também as orientações sobre o tema que já são desenvolvidas normalmente pela escola que, além de tratar o assunto nas aulas com os estudantes, já fez até comunicado e evento dirigido às famílias da comunidade escolar”, declarou o estudante Antônio Gabriel, do EM noturno, que tratou o tema, juntamente com os colegas Arlison Farias, Marcelo Machado e Pedro Henrique. “Embora a pesquisa aponte que o mercado dos cigarros eletrônicos tem alcançado mais a faixa etária entre 18 e 24 anos, é importante, desde cedo, alertar os mais jovens, como nós, sobre os riscos”, completou o colega Arlison.
O tema “Pod não pode” também estava presente nos projetos apresentados pelos alunos do 6º ao 8º ano do EF, no dia 12, entre outros assuntos que revelaram todo o potencial científico também das equipes do Ensino Fundamental 2. “Células-tronco do cordão umbilical”; “Veganismo”; Big Bang”; “Copo de Pitágoras”, “Prótese biônica controlada pela mente”; “Geração de energia a partir de resíduos orgânicos”; “Laser na saúde estética”; “Inteligência Artificial: aspectos positivos e negativos”; entre outros. “É um projeto que nos envolve e faz a gente ampliar nossos conhecimentos desde a fase de escolha dos temas”, disse a aluna Sophia Pereira.
Renata e Rogério Moraes, pais do estudante Henrique, acham bem interessante a escola ter uma feira de ciência. “Uma experiência fundamental para a formação dos alunos que os desperta para a pesquisa e desenvolve habilidades”, declaram os pais do aluno cientista, cuja equipe apresentou projeto sobre energia sustentável, com maquete dinâmica e tudo. “É muito interessante ver estudantes já tratarem temas tão importantes e bem atuais”, completou César, pai de Bernardo que integrou o mesmo grupo de Henrique.
PROTAGONISMO
Desde a solenidade de abertura da 27ª edição, a Expociência do Vieirão já prometia momentos memoráveis. O evento, no dia 12, contou com um momento de espiritualidade conduzido, com orações e música, pelos pastoralistas Maicon Andrade e Caren Pereira. A aluna cantora Duda Lobo (9º ano EF), que até já participou do Programa The Voice (Rede Globo), brindou os presentes com uma apresentação musical. A fita inaugural da edição foi cortada pelos estudantes Pedro Henrique (7º F) e Maria Clara (6º A). Em nome da direção do Vieira, o professor Renato Barros, coordenador-geral do Vieirinha, parabenizou a todos os estudantes cientistas pelo empenho, assim como a Comissão Organizadora, integrada pela bióloga e professora de Ciências, Maria Goretti Souza; pelo gestor dos laboratórios do Vieira, Valmir Lapa; e pela da articuladora pedagógica do Vieirinha, professora Eliana Fonseca.
“É um projeto que valoriza o protagonismo estudantil em um ambiente que fomenta a Ciência, promovendo o letramento científico e despertando os nossos alunos para a pesquisa, a partir da construção de conhecimentos que eles vão levar para as profissões e também para a vida”, concluiu a professora Eliana, em nome da Comissão. A edição ainda contou com estandes de divulgação de atividades do TecMaker, Maker Integral e Robótica, desenvolvidas no Vieira.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DA EXPOCIÊNCIA 2023 EM NOSSA GALERIA!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica