Ludicidade marca início das aulas das Oficinas RobotiCAV para crianças estreantes na atividade
Durante o programa, alunos serão estimulados a construir soluções e protótipos robóticos para questões da vida real
![Ludicidade marca início das aulas das Oficinas RobotiCAV para crianças estreantes na atividade](https://www.colegioantoniovieira.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_8943-2-1-scaled-915x440.jpg)
Compreender, de forma bem lúdica, sobre a importância da robótica na contemporaneidade foi o tema da aula inaugural das Oficinas de Robótica do Colégio Antônio Vieira (RobotiCAV) para as crianças que estrearam no programa no início deste mês. As atividades, no Steam Lab do Vieira, foram iniciadas, de forma escalonada, conforme o nível das turmas: Alpha, no último dia ; Beta, ;Gama ;e, Raios, no dia .
Veja no vídeo abaixo mais um pouco deste momento inicial!
A RobotiCAV é uma das atividades extracurriculares que o Vieira oferece no Ensino Fundamental. As práticas reúnem conhecimentos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Nos projetos, as crianças são estimuladas a construir soluções e protótipos robóticos para questões da vida real. “Os alunos exercitam o trabalho em equipe e, por meio da experimentação e da ludicidade, adquirem conhecimentos a que só teriam acesso nas séries seguintes. Por meio dos projetos, é possível desenvolver habilidades para pesquisar, pensar soluções de forma lógica e objetiva”, explica Jorge Blasi, monitor da RobotiCAV.
![](https://www.colegioantoniovieira.com.br/wp-content/uploads/2025/02/robotica-21-1024x683.jpg)
COMPETIÇÕES
A RobotiCAV tem sido destaque com participação em importantes competições do segmento, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e a First Lego League (FLL). Na modalidade prática da OBR, as equipes da RobotiCAV geralmente alcançam colocações destacadas, integrando, de forma constante, o top 10 do ranking estadual da competição. Na FLL, também a Oficinas de Robótica do Vieira tem demonstrado força, inclusive com a conquista do título de campeã na modalidade Core Values, uma das três premiações oficiais da competição.
“Esse reconhecimento nas competições reforça o alto potencial dos nossos alunos, aliado aos valores fundamentais ensinados pelo colégio, como o trabalho em equipe, a ética e a perseverança, não apenas evidenciando habilidades técnicas de nossos estudantes, mas a formação integral, com ênfase no desenvolvimento humano e na construção de valores essenciais para o futuro”, completa Blasi.
ÚLTIMAS VAGAS!
As famílias interessadas podem entrar em contato com equipe de Mídia Educacional (3328-9584) para mais informações. Ainda há vagas disponíveis. A matrícula é feita na Secretaria Escolar.
Imagens: Secom/CAV.
Confira mais fotos do primeiro dia de aulas na Oficina RobotiCAV!
Leia também
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
10.10.24
Oficinas de Futebol com IA, NFT, drones e robotics challenge marcam programação do Vieira Games
Atividades serão ministradas em parceria pela empresa especializada TecnoCraques Tech&Futebol Academy For Kids
-
25.04.24
ARTIGO – Crianças que têm acesso à linguagem de programação desenvolvem habilidades para lidar com desafios ao longo da vida
Confira os benefícios destacados pelo especialista Rafael Gonçalves, coordenador de Tecnologia Educacional do Colégio Antônio Vieira
-
18.02.24
Vieira abre inscrições para Esportes e Robótica como atividades extracurriculares
Matrículas devem ser feitas pelo Aluno On-line