Mais de 18 palestras sobre profissões motivam estudantes do Terceirão na JIP 2022
Jornada de Informação Profissional do Vieira consolida-se como importante contribuição para projeto de vida de jovens alunos
Pensar, a longo prazo, em um futuro viável, que inclua pessoas e bem-estar, buscando construir um percurso que também preveja rotas de fuga do estresse, ansiedade e angústia – sobretudo, provocados pelas cobranças de desempenho e imagem que caracterizam a sociedade contemporânea. Esta foi uma das principais dicas dadas pelo psicólogo e mestre em Educação Wilson Sampaio, na palestra de abertura da edição 2022 da Jornada de Informação Profissional (JIP), realizada na quarta-feira (18) pelo Colégio Antônio Vieira. O evento, destinado a estudantes da 3ª série do Ensino Médio (EM), promoveu uma série de 18 palestras sobre áreas de trabalho diversas, com o objetivo de auxiliar os jovens nas escolhas quanto à carreira profissional e projeto de vida.
Na abertura, realizada no Salão Anísio Teixeira, o tema abordado pelo psicólogo “Como fazer escolhas nesse momento de indecisão?” foi tratado a partir de dinâmicas que envolveram a participação dos estudantes. Antes, houve um momento de acolhimento, feito pelos pastoralistas Rafael Nascimento, Kelly Oliveira e Marivalter Barbosa, com músicas populares entre os estudantes e reflexões sobre o quanto eles representam “sal e luz” – inspiradas em um dos famosos sermões do patrono da instituição, Padre Antônio Vieira. A metáfora do “sal e luz” também acabou sendo pano de fundo para as provocações acerca das escolhas feitas palestrante Wilson Sampaio.
Na oportunidade, a diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, também falou sobre a importância “de, primeiro saber, onde se quer chegar para, então, poder fazer escolhas e caminhos” e o quanto as edições da JIP “têm sido profícuas no sentido de iluminar os estudantes nesse processo”, como frisou também falando em nome da diretora-geral, professora Mariângela Risério, que estava em uma reunião com famílias.
“É um momento muito significativo promovido pela escola para ajudá-los nas escolhas que, a gente sabe que, por vezes, é muito difícil, e isso é também natural”, destacou a coordenadora pedagógica da série, professora Cristina Cardoso. Já a orientadora educacional Josana Baqueiro explicou como, a partir da definição das palestras mais votadas pelos estudantes, a equipe pedagógica se empenhou para selecionar alguns dos melhores profissionais que atuam no estado (veja abaixo quem foram os palestrantes e fotos de cada palestra na galeria), recomendando que todos tirassem dúvidas e aproveitassem cada minuto. O evento ainda contou a presença dos coordenadores dos serviços de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa), professor João Ramiro, e de Orientação Educacional (SOE), professora Lívia Farani, além de professores da série.
ALUNOS AVALIAM
“Achei a JIP extremamente importante porque, no meu caso, por exemplo, tinha vários cursos na lista e não tinha decidido. Após assistir às palestras, hoje tenho a noção do que eu quero e do que eu não quero, pois tem algumas áreas que eu não me vejo atuando; enquanto que em outras, como Relações Internacionais, eu me identifiquei bem mais. Então, achei bem importante, bem esclarecedores, esses encontros que tivemos”, declarou a estudante Thayanna Oliveira. O colega Arthur Zacharias disse que também gostou da JIP: “Foi muito bom e me ajudou a decidir qual o seguimento que eu quero, inclusive me despertando para áreas que eu achava que não me identificava, apontando caminhos, ainda mais no meu caso, pois não tinha certeza da minha vocação”.
PALESTRAS POR ÁREA
DIREITO- Os profissionais optaram por deixar os alunos bem à vontade em um bate-papo sobre as profissões. Doutora e mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com aperfeiçoamento em Ciências Criminais e Dogmática Penal Alemã pela Gaug – Georg-August Universität Göttingen (Alemanha), a professora de Direito Penal Thaís Bandeira conversou com os estudantes sobre a área do Direito. Advogada criminalista, ela é membro do Instituto Baiano de Direito Processual Penal da Bahia (IBADPP) e conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA). É também diretora-geral da Escola Superior da Advocacia da Bahia (ESA/BA), além de presidente da Comissão de Defesa do Concurso Público e professora de Direito Penal na Ufba e na Faculdade Baiana de Direito e Gestão.
PSICOLOGIA- O tema da Psicologia reuniu muitos estudantes para o bate-papo com a psicóloga e pedagoga Claudia Regina Vaz Torres, que também é mestre e doutora em Educação pela Ufba, professora da Unifacs/Anima e Uneb. Atua também como psicóloga do Hospital de Custódia e Tratamento.
ARQUITETURA- A arquiteta Letícia Rêgo, que é especialista em Administração de Serviços e sócia-diretora de um escritório na área, falou, com bastante propriedade, sobre a profissão. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacs, ela é sempre muito requisitada para palestras nas áreas de Legislação Urbanística, Excelência no Atendimento e Qualidade em Serviços.
ENGENHARIAS- A área das Engenharias, de modo geral, foi apresentada pela engenheira civil Júlia Neves, coordenadora dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Química da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Já foi o professor Osvaldo Requião, também da UCSal, foi quem abordou o tema da Engenharia da Computação. O professor Paulo Andrade, do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia, do Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec), falou de Engenharia Elétrica e de Automação (veja abaixo).
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO- Coordenador, professor, gerente de projetos e desenvolvedor. O professor Osvaldo Requião tem vasta experiência na área, sendo formado em Computação com pós-graduações em Educação, Ensino Superior, Consultoria em Tecnologia da Informação (TI), Desenvolvimento, Componentes, Web, Gestão em Novas Tecnologias. Atualmente, é coordenador na UCSal do Curso de Engenharia de Software (primeiro da Bahia), além dos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Informática, tendo explorado os assuntos com os alunos interessados em saber mais sobre a área.
ENGENHARIA ELÉTRICA E DE AUTOMAÇÃO- Mais especificamente, a área de Engenharia Elétrica e Automação contou com um palestrante específico: o professor Paulo Andrade, do Senai Cimatec. Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica, o professor Paulo Andrade tem mestrado em Energia, além de especialização em Gerenciamento de Projetos. É doutorando em Engenharia Elétrica pela Ufba e coordena os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação do Cimatec. É ainda professor de pós-graduação na Área de Energias Renováveis e sócio de uma empresa que atua com soluções em energia, já tendo ocupado cargo na Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Governo da Bahia para atuação no fomento da Indústria Eólica.
DESIGN GRÁFICO/GAMES- Quem também falou sobre este tema foi o professor Osvaldo Requião, o mesmo que abordou o tema da Engenharia da Computação. Formado em Computação com pós-graduações em Educação, Ensino Superior, Consultoria em Tecnologia da Informação (TI), Desenvolvimento, Componentes, Web, Gestão em Novas Tecnologias, o professor Osvaldo Requião teve um bate-papo sobre as áreas com os jovens alunos do Vieira. Ele é coordenador na UCSal do Curso de Engenharia de Software (primeiro da Bahia), além dos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Informática.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS- Mestre em Relações Internacionais pela Ufba, o professor Neuton Silva Neto falou para os estudantes sobre o mercado na área. Professor Neuton Neto possui estudos em História das Relações Internacionais, Defesa da Amazônia e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento com foco em Cooperação Sul-Sul. Atualmente, é professor do Bacharelado em Relações Internacionais da Unijorge, coordenador docente do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais (Nuri) da instituição e membro do Laboratório de Análise de Política Mundial (Labmundo) da Ufba.
LICENCIATURAS- Foi a professora Ana Jacy Leão Calasans quem abordou sobre o tema das Licenciaturas. Graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, especialização em Ensino à Distância e em Mídias Interativas na Educação Infantil e concluindo outra especialização em Educação Digital, ela tratou a questão, revelando os encantos e desafios do lecionar. A professora Ana Jacy Calasans é ainda mestre pelo programa do Mestrado Profissional e mestranda em Administração. Coordenou o programa federal de Inclusão Digital Telecentros para o Nordeste.
ODONTOLOGIA- Com mestrado em Odontologia e especialização em Periodontia, a professora Izabele Carvalho da Silva falou sobre mercado e esclareceu dúvidas do estudantes interessados em atuar na área.
NUTRIÇÃO- Graduado em Nutrição e atualmente doutorando em Alimentos, Nutrição e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), o mestre em Ciência de Alimentos pela Faculdade de Farmácia (Ufba-2014), professor Ícaro Cazumbá ainda possui curso técnico-profissionalizante em Técnico em Agropecuária pelo IFBaiano. Ele leciona em cursos de Nutrição e Gastronomia e falou sobre o mercado.
MEDICINA- A Medicina foi apresentada aos estudantes pelo médico e coordenador-adjunto-acadêmico do Curso de Medicina e docente da disciplina de Propedêutica Médica II no Centro Universitário UniFTC, professor Deivid Bomfim. Ele também atua como médico do trabalho em clínica especializada.
BIOMEDICINA- Atuante como biomédico esteta (com foco em tricologia e procedimentos faciais) e citopatologista (citologia), o professor Marcus Lima é mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa da Fundação Oswaldo Cruz. É também especialista em Saúde Pública, Citologia Clínica e Saúde Pública e Estética, atuando ainda como professor do curso de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e na coordenação dos cursos de Biomedicina e Radiologia do Centro Universitário Estácio. Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia, desenvolve atividades de pesquisa e extensão nas áreas de imunologia celular e trouxe a realidade da profissão para os estudantes da 3ª EM do Vieira.
MEDICINA VETERINÁRIA- Médica veterinária autônoma e proprietária de uma clínica na área, a professora Cleusa Deiró tem pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica, com mestrado em Ciência Animal nos Trópicos. Coordena o Curso de Medicina Veterinária da UniFTV, onde também leciona nas disciplinas de Clínica Médica de Pequenos Animais, Cirurgia de Pequenos Animais, Farmacologia, Terapêutica e Toxicologia de Pequenos Animais. Ela falou também sobre sua experiência na Faculdade Anísio Teixeira (Feira de Santana), onde ensina Microbiologia Veterinária, Terapêutica Veterinária e Cirurgia de Pequenos Animais.
FISIOTERAPIA- A área da Fisioterapia teve como palestrante o professor Tiago Coutinho, graduado na área, com especialização em Saúde Coletiva com Concentração em Gestão da Atenção Básica; Gestão Pública dos Serviços de Saúde; Gestão da Clínica no SUS: Educação na saúde para preceptores do SUS. É mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social, Estado, Direitos Sociais e Proteção Social pela Universidade Federal da Paraíba, tendo atuado como gerente executivo do projeto integração SUS Liberdade. Atualmente é preceptor do Estágio de Fisioterapia em Saúde Comunitária do Centro Universitário Unijorge e do Estágio de Fisioterapia em Saúde Coletiva da Unifacs, além de membro do Comitê Comunitário de Enfretamento à Covid-19 nas Comunidades de Religião de Matriz Africana de Salvador e Região Metropolitana.
ADMINISTRAÇÃO- Graduado em Administração com habilitação em Gestão de Negócios, o professor Carlos Freitas é especialista em Recursos Humanos – Gestão Estratégica de Pessoas. É também analista de coordenação dos cursos de gestão da UniFTC, possuindo especialização em diversas áreas afins.
JORNALISMO- A apresentadora do Grupo Metrópole de Comunicação, a jornalista Christina Miranda foi repórter de TV por mais de 25 anos, tendo atuado em redes nacionais, como SBT e Globo. Ela provocou os estudantes em um bate-papo sobre as expectativas para atuação na área, inclusive em novos campos abertos pelas tecnologias digitais.
MARKETING/PUBLICIDADE- Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Ruy Barbosa – UniRuy Wyden, o professor Frederico Burgos é também diretor de uma agência integrada de comunicação. Atualmente vem desenvolvendo pesquisas na área de políticas de identidade e gestão das desigualdades, com ênfase na intersubjetividade em territórios identitários, falando sobre a atuação na área.
No intervalo das palestras, os alunos ainda puderam conferir os stands instalados pelas universidades. Confira mais fotos da JIP em nossa galeria!
Fotos: Secom/CAV.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica