Missa de Abertura do Ano Letivo renova fé e propósitos de colaboradores do Vieira
Campanha da Fraternidade e temas do colóquio internacional de educação jesuíta foram destacados na homilia
A Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema a Educação, foi uma inspiração a mais para os colaboradores do Colégio Antônio Vieira na tradicional Missa de Abertura do Ano Letivo – um momento especial de renovação da fé e dos propósitos da equipe para com a missão educativa da Companhia de Jesus. Conforme destacou o Pe. Emmanuel Araújo, SJ, que presidiu a celebração no Santuário Nossa Senhora de Fátima, a missa foi realizada em dia também representativo para a Igreja, o Dia de Santa Águeda (5 de fevereiro), conhecida também como Ágata, cuja origem do nome (Agathe) que dizer pessoa do bem, bondosa. “É um dos princípios jesuítas: que estejamos atentos para o bem, para em tudo amar e servir”, frisou.
Na homilia, o padre, que é assistente espiritual do Vieira e reitor do santuário, enfatizou o quanto a educação jesuíta busca promover o bem, atualmente fincada nos quatro temas discutidos no ano passado na segunda edição do Colóquio Internacional Jesedu, termo que vem da abreviação Jesuit Education. São eles: educar para a fé; educar para a profundidade; educar para a reconciliação; e, educar para a cidadania global – todos destacados na decoração do altar, durante a missa que, por conta da pandemia, foi transmitida para os colaboradores pelo Vieira TV, canal oficial do colégio no YouTube. Sobre o contexto pandêmico, Pe. Emmanuel fez preces alusivas ao poema Enamoráte, de Pe.Arrupe, SJ, ressaltando “o quanto é ainda mais importante, diante dos desafios atuais, estar enamorado do coração de Jesus, visando educar com esperança e para a esperança”.
GRATIDÃO
O Superior Geral do Núcleo Apostólico da Companhia de Jesus na Bahia, Pe. Alexandre Souza, SJ, revelou “a gratidão a Deus por todo o bem que se realizada por meio do Colégio Antônio Vieira”, ressaltando as palavras do Provincial dos Jesuítas, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, que recentemente visitou o Vieira, enfatizando que “é preciso educar homens e mulheres para os demais, mas também para a vida”. Ele convocou a todos para continuarem também sendo cooperadores das obras sociais jesuítas na Bahia.
A missa teve ainda a participação dos pastoralistas do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral do Vieira (Sorpa) e do diretor de Gestão de Pessoas, professor Sérgio Silveira, que cantou o Salmo. Ao final da celebração, ele agradeceu o empenho de toda a equipe do Vieira pelo sucesso, ano a ano, da missão educativa jesuíta, mesmo diante de adversidades, como a pandemia.
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica