Missa em Ação de Graças marca despedida do padre Alexandre Sousa, após sete anos como Superior do Núcleo Apostólico Bahia
Jesuíta assume nova missão na direção nacional da Fundação Fé e Alegria. Será também Superior do Núcleo de Belo Horizonte e Santa Luzia (MG)
Gratidão, saudade, alegria, respeito… Tantos sentimentos marcaram a missa, no último dia 15 no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em que o padre Alexandre Souza, SJ, (foto acima) promoveu uma ação de graças pelos quase sete anos em que atuou como Superior e coordenador do Núcleo Apostólico da Companhia de Jesus na Bahia. O padre Jean Fábio Santana agora é quem exerce a liderança da missão jesuíta no estado, enquanto o padre Alexandre Souza, SJ, passa a ser o novo diretor nacional da Fundação Fé e Alegria, além de Superior e coordenador do Núcleo BH/Santa Luzia, em Minas Gerais.
Participaram da missa especial representantes das obras jesuítas na Bahia, incluindo as comunidades do Colégio Antônio Vieira e do Santuário; da Igreja de Santo Antônio da Barra, do Centro de Estudos e Ação Social (Ceas) e do Serviço Inaciano de Espiritualidade (Sies), além de integrantes das obras em Ilhéus, Capim Grosso e Feira de Santana. Estiveram presentes ainda convidados membros da Comunidade de Vida Cristã (CVX), do Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ), Apostolado da Oração, Congregados Marianos, entre grupos inacianos, religiosas e religiosos.
Representando o Colégio Antônio Vieira, a diretora-geral, professora Mariângela Risério, agradeceu pelo trabalho exercido pelo Pe. Alexandre, SJ, “conduzindo o Núcleo Apostólico da Bahia com muita dedicação, fé e, sobretudo, com muita sensibilidade, expressa também por sua arte”, como frisou. A diretora do Vieira e os líderes das outras obras jesuítas no estado enfatizaram os laços eternos de respeito e amizade que marcam as relações das instituições com o homenageado.
UNIDOS PELA MISSÃO
Emocionado, o padre Alexandre também destacou as atividades e vivências em cada obra jesuíta, ressaltando a importância das ações sociais e o compromisso para a formação de cidadãos voltados para e com os demais. “Estou partindo, depois de quase sete anos, com o coração muito agradecido por tudo o que vivemos e desejo que todos continuem vivendo nessa missão junto ao Colégio Antônio Vieira, servindo a tantos que passam por aqui”, disse o jesuíta, que fez um vídeo especial de agradecimento aos colaboradores do colégio, divulgado nas redes sociais da instituição. Ele confirmou que deve continuar publicando os vídeos do Projeto Pequenas Histórias, em seu canal no YouTube.
Ficam nossos desejos de boas-vindas ao Pe. Jean, SJ, e os votos para que Santo Inácio continue abençoando o padre Alexandre, SJ, nas obras jesuítas no Brasil e no mundo!
Confira mais alguns momentos da missa!
Leia também
-
13.01.25
Obras no Vieirão seguem em ritmo acelerado para a volta às aulas
Requalificação completa da unidade faz parte das ações do programa Vieira 2025+
-
09.01.25
Matrículas para esportes e robótica do Vieira serão abertas de 27 a 30 de janeiro
Confira os horários das atividades extracurriculares a serem oferecidas este ano
-
07.01.25
Projeto da APM e parceria com editoras asseguram economia em itens escolares para famílias vieirenses
Iniciativas alinham-se às ações de educação ambiental e financeira da instituição
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica