Missões jesuíticas unem Argentina, Brasil e Paraguai
Encontro bilateral ratifica compromisso de retomar o caminho dos 30 povos jesuíticos

Em março, um encontro bilateral dos governos estaduais do Rio Grande do Sul (Brasil) e Misiones (Argentina) ratificou o compromisso de retomar o caminho dos 30 povos jesuíticos da região para transformá-lo em um corredor turístico único, em seu tipo, no mundo.
O secretário de Cultura e Turismo do Rio Grande do Sul, Víctor Hugo Álvez, declarou que: “para nós há muitos interesses em comum e o desafio é que trabalhemos juntos o corredor da Rota Jesuítica: Brasil, Argentina, Paraguai. Vamos pedir ao governo brasileiro que invista nesse corredor integrado das missões”.
O secretário de governança de Itapúa (Paraguai), Marcos Gabriel, afirmou que “temos uma raiz comum, que são os guaranis e os jesuítas. Daí a importância de apoiarmos um projeto para revalorizar e gerar uma marca única no terreno das rotas jesuíticas da América”.
As Reduções Jesuíticas
Por quase 160 anos, entre 1609 e 1768, os jesuítas fundaram 30 cidadelas igualitárias em um território habitado pelo povo guarani, hoje dividido entre Argentina, Paraguai, Brasil e Bolívia. Nenhum índio era forçado a aderir às missões — mas se quisesse viver em uma missão, teria que se converter ao cristianismo e abdicar de alguns costumes tradicionais, como a poligamia.
Houve missões onde viveram até 8 mil guaranis, tutelados por apenas três padres jesuítas. Os índios também exerciam cargos administrativos e eram treinados para serem músicos e escultores. As missões começaram a ruir em 1750 no atual lado brasileiro, quando o Tratado de Madri (pelo qual os portugueses trocaram sua Colônia do Sacramento por terras no atual Rio Grande do Sul) determinou que padres e guaranis atravessassem para o lado de lá do rio Uruguai. O fim oficial veio em 1767, quando a Coroa espanhola expulsou os jesuítas de todos os seus domínios. As cidadelas acabaram abandonadas e pouco a pouco dilapidadas.
Fontes: OMPRESS-PARAGUAY/ www.viajenaviagem.com
Foto: Reprodução
Leia também
-
24.04.25
Estudantes participam de Missa de Ação de Graças pela Semana Santa Jovem e fazem orações pelo Papa
Momentos foram marcados pelas aprendizagens e lições deixadas por Cristo, sempre tão enfatizadas por Francisco
-
23.04.25
Mensagens do Superior da Companhia de Jesus e do Provincial do Brasil pela Páscoa do Papa Francisco
Padre Arturo Sosa SJ e Pe. Smyda destacaram legado de Francisco, também jesuíta
-
21.04.25
Colégio jesuíta, Vieira emite nota de pesar pela morte do Papa Francisco e celebra missa especial
Instituição é a única unidade educativa na Bahia a integrar a Rede Jesuíta de Educação Básica, da mesma ordem religiosa do Papa
-
16.04.25
Missas e série de vídeos trazem significado da Semana Santa para comunidade escolar
Mensagens estão sendo divulgadas no perfil do Vieira no Instagram