#MomentoMarcante: Vieirense é bicampeão geral da Olimpíada Baiana de Química
A competição premiou o total de 13 alunos do Vieira em 2017
Lucas da Paz, aluno da 3ª série EM no ano de 2017, se consolidou como o bicampeão no quadro geral da Olimpíada Baiana de Química (OBAQ), em premiação realizada no dia 26 de outubro, na Reitoria da UFBA (ver galeria de fotos dos premiados abaixo). A prova, única para todas as séries, foi aplicada simultaneamente em 69 cidades do Estado da Bahia, com a participação de candidatos de 78 municípios, envolvendo 25.746 alunos na primeira fase, sendo aprovados 1.364 alunos (224 medalhistas).
Assim como em 2016, Lucas da Paz ganhou a medalha de ouro na sua série e garantiu a maior nota entre todos os participantes da competição. Além dele, 12 alunos do Vieira, que receberam medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa. “Estou muito feliz com o resultado. Gostei muito de ter participado da OBAQ, que é de fato uma grande oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e saberes. É importante destacar também todo apoio que recebemos do Colégio em todo processo”, comentou ele.
A OBAQ faz parte do Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e é uma importante oportunidade do estudante desenvolver suas habilidades e conhecimentos na área de Química. “Essa iniciativa faz parte da diversidade pedagógica praticada elo Vieira durante todo ano. Os alunos que participam da olimpíada têm uma excelente chance de desenvolver, aprofundar e praticar diversos conhecimentos”, destacou o professor de Química do Vieira, João Antônio Castro.
Competição Interna
Os estudantes do Ensino Médio que participam da Olimpíada Baiana de Química passam primeiro pela Olimpíada Interna Vieira, que em 2017 chegou a sua 11ª edição. Essa competição serve como classificatória para a OBAQ, determinando quais alunos irão participar da etapa estadual no ano seguinte. “Vale muito a pena fazer parte da Olimpíada Interna. Todo esse processo nos incentiva muito a continuar estudando e aprendendo cada vez mais”, destacou o aluno vieirense, Lucas Gomes.
Segundo o professor de Química, Álvaro Filho, a oportunidade de participar de ambas as competições favorece o desenvolvimento de importantes competências para os alunos do Vieira. “Além dos ótimos resultados obtidos, fica também um saldo bastante positivo acerca de todo processo envolvido e da participação dos alunos, que aprendem e fortalecem seus saberes”, concluiu ele.
Resultados 2017
Medalha de ouro
– Lucas da Paz Magalhães – 3ª EM (Bicampeão Baiano – primeiro colocado Geral)
– Henrique Barros Oliveira – 2ª EM
Medalha de Prata
– Felipe Vidal – 1ª EM
Medalha de Bronze
– Igor Marcelino Rodrigues – 1ª EM
– Lucas Viana Reis – 2ª EM
– Rodrigo Costa Micheli Xavier – 2ª EM
– Tomaz Mattedi Carvalho – 2ª EM
– Letícia Neves da Rocha Ribeiro dos Santos – 3ª EM
Medalha Honrosa
– Juliana Fernandes Marback – 1ª EM
– Lucas Souza Gomes – 2ª EM
– Beatriz Rocha Darzé – 3ª EM
– Fernando batista de Souza Yamaguchi – 3ª EM
– Gabriela Sarno Brandão – 3ª EM
Leia também
-
04.01.25
Vieira é destaque na imprensa nacional ao reafirmar princípios da educação jesuítica ao longo de contextos históricos diversos
Em reportagem na Folha de SP, diretor-geral destaca formação que alia desenvolvimento cognitivo à promoção da justiça social e consciência crítica
-
01.01.25
Novo ano chega com série de novidades para comunidade escolar vieirense
Requalificação do prédio do Vieirão, programa ainda mais robusto na preparação para Enem e opções no Tempo Integral estão na relação
-
27.12.24
NA ESCOLA E NOS ESPORTES – Um ano de grandes conquistas para estudantes vieirenses
Alunos atletas brilharam representando times oficiais do colégio, clubes e confederações
-
26.12.24
Colaboradores do Vieira têm formação para aprimorar segurança do trabalho
Atividades fazem parte de um programa de capacitação continuada dos trabalhadores do colégio