15.07.24

Mudanças climáticas exigem mudanças de hábitos. Veja o artigo de Cynthia Marques e Clebson Costa

Professores do Departamento de Geografia do Vieira fazem importante alerta e dão dicas de como adotar, no dia a dia, práticas sustentáveis

Calorão fora de época; oscilações bruscas de temperatura; chuvas torrenciais que parecem um verdadeiro dilúvio, causando mortes e grandes estragos, como os ocorridos recentemente no Rio Grande do Sul. É fundamental a união de todos para ajudar às populações atingidas pelas consequências das mudanças climáticas, mas também para adotarmos, no dia a dia, novos hábitos, novas atitudes, em prol do planeta, buscando evitar mais desastres ambientais.

Neste artigo, os professores Cynthia Marques e Clebson Costa, do Departamento de Ciências Naturais e Geografia do Colégio Antônio Vieira, destacam a importância de práticas sustentáveis. Prof. Clebson é mestre em Geografia, enquanto a Profa. Cynthia possui pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, além de Biologia Vegetal. Confira o artigo!

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UM DESAFIO URGENTE PARA O SÉCULO XXI

Por Cynthia Marques e Clebson Costa

Os impactos crescentes do clima têm se intensificado de forma alarmante, trazendo uma série de problemas que afetam diretamente o Brasil. Estas alterações resultam do aumento das emissões de gases de efeito estufa, principalmente devido às atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, desmatamento e práticas agrícolas insustentáveis. A consequência mais evidente é o aumento das temperaturas médias globais, que leva a ocorrências climáticas, como ondas de calor, tempestades e enchentes.

No Brasil, os efeitos das mudanças climáticas não se limitam aos eventos climáticos extremos, mas também incluem a perda de biodiversidade, a degradação dos ecossistemas, a elevação do nível do mar que ameaça as áreas costeiras e a intensificação de doenças tropicais. Além disso, as populações mais vulneráveis, como comunidades indígenas e rurais, são as mais prejudicadas, agravando ainda mais as desigualdades sociais e econômicas.

Um exemplo contundente dos efeitos das mudanças climáticas é o ocorrido recentemente no Rio Grande do Sul. O estado enfrentou um período de seca severa, seguido por precipitações intensas que causaram alagamentos devastadores. Esse contraste entre aridez e enchentes demonstra a instabilidade climática que estamos vivenciando. A falta prolongada de chuva afeta a agricultura, reduzindo a produtividade e colocando em risco a segurança alimentar. Por outro lado, as inundações destruíram infraestruturas, desabrigaram milhares de pessoas e resultaram em prejuízos econômicos significativos.

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Para mitigar esses efeitos e se adaptar às transformações no meio ambiente, é vital que toda a sociedade se envolva e adote hábitos mais sustentáveis. A educação desempenha um papel crucial nesse processo, começando pelas escolas, que devem integrar a educação ambiental e climática em seus currículos. Os alunos necessitam ser incentivados a participar de projetos alinhados a sustentabilidade, aprender sobre a importância da preservação socioambiental e desenvolver uma consciência crítica em relação aos desafios ambientais.

As famílias têm uma responsabilidade fundamental nesse cenário. Devem implementar práticas sustentáveis no dia a dia, como reduzir o consumo de energia, optar por transporte público ou carona solidária, contribuir com a coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos. Os pais também podem instruir seus filhos sobre a importância da conservação ambiental, promovendo uma cultura de responsabilidade ecológica desde cedo.

A sociedade como um todo deve se mobilizar para pressionar os governos e as empresas a adotarem políticas e ações que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e promovam a sustentabilidade. Isso inclui a implementação de fontes de energia renovável, a proteção das florestas e dos recursos hídricos, além do apoio a atividades agrícolas sustentáveis.

As mudanças climáticas representam um desafio global que requer ações coordenadas e integradas de todos os setores da sociedade. Os eventos ocorridos no Rio Grande do Sul destacam apenas alguns dos diversos impactos que enfrentaremos se não agirmos rapidamente. Cabe a nós construir um futuro mais sustentável e resiliente. Por meio da educação, da mudança de hábitos e da mobilização social, podemos enfrentar os desafios ambientais e proteger o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

Fotos: Secom/CAV.