Menu
Logo do site
Logo do site
30.10.24

Musical ‘O Mar que nos abraça’ revela aprendizagens sobre temas contemporâneos

Espetáculo, inspirado no livro de Marcus Vinícius Rodrigues, foi apresentado por estudantes do Vieira

Musical ‘O Mar que nos abraça’ revela aprendizagens sobre temas contemporâneos

Inspirado no livro de contos “O Mar que nos abraça”, estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Antônio Vieira revelaram todo o potencial e repertório das aprendizagens conquistadas a partir da leitura da obra, na terceira unidade do ano letivo. Na plateia da Sala de Arte Sálua Chequer, um convidado ilustre: o autor da obra, o poeta e escritor Marcus Vinícius Rodrigues, que prestigiou o evento, conferindo as abordagens apresentadas pelos jovens por meio do teatro e da dança. 

Publicado pela editora Camurê, “O Mar que nos abraça” é um livro de contos que tem como cenário Salvador, mostrada como uma cidade contemporânea cheia de contrastes e diferenças sociais. São cinco contos em que personagens do cotidiano dialogam com o leitor, promovendo reflexões sobre temas contemporâneos enfrentados pelos jovens, como padrões de beleza, bullying, entre outros.  

PARA ALÉM DO COGNITIVO

No musical, apresentado nos dias 23 e 24, os estudantes mostraram ainda múltiplos talentos, para além das aprendizagens sobre o conteúdo explorado, em sala de aula, de forma interdisciplinar. Eles se dividiram na composição do figurino, cenário, áudio, sonoplastia, dança e encenações, esbanjando criatividade e encantando colegas e toda a equipe pedagógica, coordenada pela professora Léa Pontes. Antes das apresentações no palco, os estudantes também decoraram a porta das salas de aula, instigando a comunidade escolar para as temáticas que seriam abordadas em cena.

“No Ensino Médio, os desafios da aprendizagem são maiores e exigem dos estudantes atitudes voltadas para o conhecimento acadêmico e sistemático, o que, muitas vezes, deixa a dinâmica escolar mais cansativa. Um projeto desse tira os estudantes de um movimento focado apenas no cognitivo acadêmico e vem, de uma forma que eles legitimam bastante, assegurar o processo de formação integral, desenvolvendo as competências socioemocionais, cinestésicas e artísticas, o que também tornou-se uma exigência legal, a partir das premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, destacou a profa. Léa Pontes.

Veja agora mais fotos do musical!

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo