17.09.24

Naic do Vieira aproxima estudante da realidade universitária em projeto ‘Faculdade na Escola’

Ação prevê rodas de conversa com ex-alunos do colégio que hoje estão fazendo Curso Superior em diversas áreas

Naic do Vieira aproxima estudante da realidade universitária em projeto ‘Faculdade na Escola’

Com uma roda de conversa sobre o Curso de Direito, o Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic), do Colégio Antônio Vieira, deu início, neste mês de setembro, ao projeto Faculdade na Escola. A proposta traz ex-alunos do colégio, que estão no momento nas faculdades, para falar sobre as áreas que estão cursando, compartilhando conhecimento e tirando eventuais dúvidas sobre o Ensino Superior. Por ser um dos cursos mais concorridos, Direito abriu, no último dia 10, a série que ainda deve contar com a participação de ex-alunos palestrantes que estão cursando outras áreas, em eventos a serem realizados nos próximos meses.  

Para a roda de conversa sobre Direito, realizada no contraturno no Salão Anísio Teixeira, os convidados especiais foram os ex-alunos Beatriz Costa, Iasmin Teixeira e João Pontes, que fazem o curso na Universidade Federal da Bahia (Ufba), além de Diego Castro, aluno da Faculdade Baiana. “É uma honra ver que o colégio, no qual eu tanto aprendi, está promovendo eventos de introdução à vida universitária, e perceber o quão os alunos e ex-alunos pessoas estão abraçando o projeto. Tem sido, portanto, um privilégio compartilhar o conhecimento nessa experiência que, particularmente, considero que está sendo muito incrível”, disse Beatriz.  

ROTINA UNIVERSITÁRIA

A edição sobre o curso de Direito ainda contou com uma participação especial: a do professor Rosival Carvalho, da Faculdade de Direto da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Ele falou sobre a rotina inicial no primeiro semestre na universidade, agradando em cheio aos estudantes vieirenses interessados em seguir carreira acadêmica na área. Participaram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

“É muito bom voltar ao Colégio Antônio Vieira, essa escola que atua na Educação Básica da cidade com excelência. E, para a minha alegria, conhecer o trabalho de adolescentes que fazem parte de um grupo, como o Naic, que é algo que supera todas as expectativas. Fiquei muito feliz por encontrar meninos muito inteligentes e muito preparados. Confesso que saí extremamente impressionado com a qualidade dos estudantes e também com a proposta do evento, justamente dentro do que eu acredito como educação integral, ou seja, um aluno que sai com uma visão plural de realidade, não apenas uma visão dogmática, mas uma visão propedêutica”, avalia o professor da Católica.

PROTAGONISMO

“É uma ação que a gente estava querendo fazer já há muito tempo, porque traz uma parte da essência do núcleo, que é o de incentivar o conhecimento, e a ideia do nosso núcleo é realmente incentivar as pessoas a buscarem o conhecimento de uma forma mais divertida, mais descontraída, estimulando naturalmente a vontade de estudar”, declarou a estudante Ana Clara Monteiro, aluna integrante do Naic.      

“O projeto do Naic traz, assim, ex-alunos, jovens como a gente, que concluíram recentemente essa fase escolar e que hoje estão em um lugar que a gente, muitas vezes, pensa que é difícil de chegar, e esses encontros têm esse objetivo mesmo de quebrar os paradigmas, o preconceito, e nos mostrar uma nova visão sobre um curso que é tão concorrido, como Direito, e como é importante essa participação nos núcleos estudantis do Vieira também depois, na realidade das faculdades”, afirmou a colega Sofia Carvalho, também da coordenação do núcleo. 

O aluno Gabriel Suarez gostou da proposta do Naic. “É uma oportunidade muito grande ter esse contato com pessoas do curso de Direito e que também já estudaram aqui como a gente, até para que a gente consiga ter exatamente essa noção mesmo, de caminho, de saber para onde vai, além da escola. Então, é muito bom ter no Vieira essa preocupação não só com o nosso fazer aqui, se importar com o nosso além, com o nosso pós-escola. Uma escola humanista que se importa com a nossa vida, com a nossa trajetória”, concluiu.

Veja mais fotos!

Fotos: Naic e Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo