26.09.24

Núcleos estudantis anunciam projetos em série de encontros com diretor-geral do Vieira

Festival em 2025, confecção de jornal, ampliação de ações de sustentabilidade e doações em benefício do Hemoba estão entre as ações previstas

Núcleos estudantis anunciam projetos em série de encontros com diretor-geral do Vieira

O protagonismo dos estudantes do Colégio Antônio Vieira vem se consolidando cada vez mais como marca registrada do grande legado que a educação jesuítica tem deixado na sociedade baiana. Neste ano de 2024, os núcleos estudantis passaram a ter encontros regulares com a direção da escola, no intuito de terem suas ações ainda mais reconhecidas e validadas como instrumento formativo e parte do processo de desenvolvimento da autonomia e senso crítico. “No Vieira hoje, a ida à Direção representa, de fato, um momento de diálogo franco e de reafirmação da importância dos estudantes para a escola”, diz o diretor-geral, professor Sérgio Silveira. Foi o que foi evidenciado durante os últimos encontros, realizados em julho e agosto, quando os estudantes anunciaram projetos a serem realizados por meio dos cinco núcleos estudantis que o colégio possui, além do grêmio.

Os núcleos estudantis do Vieira atuam em diversas áreas, com produções e ações que também refletem os princípios da educação jesuítica do colégio, ao buscar formar cidadãos com perfis pautados em 5 Cs: competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos com a transformação social e construção de um mundo melhor. São eles: Núcleo Ambiental do Vieira (NAV), Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (Naic), Núcleo de Estudos Indisciplinares sobre Minorias Sociais (Neims), Voluntariado e Academia Vieirense de Letras e Artes (Avla).

ALGUNS PROJETOS

Nos encontros com o diretor-geral, os estudantes tiveram um bate-papo bem descontraído, em que puderam expor suas ideias, fazer sugestões e também anunciar projetos previstos, contando com a parceria do colégio: confecção de um jornal (Neims); ampliação de projetos de sustentabilidade ambiental, principalmente no Vieirinha, incluindo os estudantes do turno integral (NAV); realização de um festival em 2025 (Avla); maior participação em eventos científicos (Naic); criação de perfis para as redes sociais para todos os núcleos para divulgação das atividades; ampliação da parceria com os setores do colégio para a realização de eventos, entre outros. No caso do Voluntariado, um projeto anunciado foi uma ação para divulgar a importância de doação de sangue para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).  

“Foi uma reunião enriquecedora para todas as partes, uma oportunidade maravilhosa de conhecer o novo diretor e de realmente falar e discutir sobre nossas propostas. Gostei bastante de poder conversar, de poder dizer minhas ideias, de dizer minhas opiniões e de também ouvir as opiniões do Prof. Sérgio. Foi muito necessário e muito importante também para que ele veja como funcionam as nossas dinâmicas e a gente entenda realmente como vai ser, como é a administração dele e tudo mais. Eu gostei bastante de como tudo foi e de falar da minha paixão pelo Naic”, declarou a estudante Clara Aang. 

DIREÇÃO DE PORTAS ABERTAS 

O Prof. Sérgio reafirmou que as reuniões com os estudantes, representados pelos núcleos, grêmio e líderes de turma, inclusive do Vieirinha, são agora uma prática constante no colégio que, independentemente dos encontros agendados, os alunos poderão contar com as portas abertas da Direção. “Sempre fui um entusiasta pelas questões ligadas à juventude, desde quando participei das ações juvenis quer nos grupos de jovens da Igreja Católica ou nos movimentos estudantis de minha época, por isso, como diretor e também, particularmente, considero extremamente importante para o colégio a existência desses núcleos e suas atividades”, declarou. Para mim foi um momento ímpar de crescimento, troca e de muita esperança nessa juventude que está convencida de que é capaz de fazer deste mundo um lugar melhor para todos.

BRILHO EM CADA NÚCLEO

Após os eventos, o diretor do Vieira revelou as impressões dos encontros com cada núcleo: “Foi muito bonito e gratificante ver o engajamento do NAV com as ações ligadas ao cuidado com a Casa Comum, com a sustentabilidade e com a transformação do meio ambiente em que vivemos, assim como também perceber a valorização e a importância do Naic à socialização do conhecimento, à participação das olimpíadas do conhecimento nos diversos componentes curriculares e nas atividades de desenvolvimento intelectual. Foi também muito significativo constatar a maturidade do Neims em lidar com temas tão pertinentes em nossa sociedade atual e ao mesmo tempo tão profundos e delicados. Lindo sentir o desejo do núcleo do Voluntariado pelas ações sociais, a ação com crianças carentes e instituições que cuidam de pessoas em vulnerabilidade social. E a alegria contagiante da Avla? Um núcleo grande não só em número, mas em talento, em diversidade cultural e artística. Tudo isso me faz crer e ter a convicção de que fomentar o desenvolvimento intelectual, cultural e solidário dos nossos jovens é o caminho ideal para a transformação de nossa sociedade”, como concluiu o Prof. Sérgio.  

Fotos: Secom/CAV.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo